Bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA DA BAUHAUS

No final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha derrotada encontra-se numa condição política, social e econômica trágica. Está dilacerada por conflitos de classe: de um lado, o povo... do outro, os militares e os grandes capitalistas que quiseram a guerra, os lucros da guerra. Invocam o rearmamento e um Estado forte que deveria buscar a revanche através de uma novaguerra.

 CIDADE DESTRUÍDA PELA GUERRA

Agora é necessário opor a esse irracionalismo político, que leva à exasperação das contradições sociais e à violência, um racionalismo crítico.

Prova de que o funcionalismo arquitetônico alemão se insere nessa situação histórica é o fato de ter nascido a partir do expressionismo do Grupo de Novembro (1918), no qual se refletiam questões relacionadasà pesquisa de materiais para a construção civil e a pré-fabricação da arquitetura, e a ânsia por um renascimento ideal.

Walter Gropius, que logo tomará a frente do racionalismo alemão, participou da crise da utopia expressionista, agora passa a fazer uma lúcida defesa da consciência a partir da desordem e do desespero da catástrofe histórica.

Ao fundar a Bauhaus, Gropius convoca os artistasmais avançados, obtém a colaboração deles, convence-os de que o lugar do artista é a escola, sua tarefa social, o ensino.

Entende-se o por que disso: a finalidade imediata é a de recompor entre a arte e a indústria produtiva, o vínculo que unia a arte ao artesanato; realizada pelos artistas mais avançados a arte.

A maior força na arquitetura alemã nos anos 1920 foi, sem dúvida, a Bauhaus,fundada por Gropius, em 1919, dando continuidade aos princípios da Deutscher Werkbund, também inspirada no movimento inglês Arts and Crafts.

A Bauhaus foi uma escola democrática no sentido pleno do termo: precisamente por isso, o nazismo, tão logo chegou ao poder, suprimiu-a (1933). Fundava-se sobre o princípio da colaboração, da pesquisa conjunta entre mestres e alunos, muitos dos quais logose tornaram docentes.

Além de ser uma escola democrática era uma escola de democracia: a sociedade democrática (i.e. funcional e não hierárquica) era entendida como uma sociedade que se autodetermina, isto é, forma-se e se desenvolve por si, organiza e orienta o seu próprio progresso.

Progresso é educação, e o instrumento da educação é a escola; portanto, a escola é a semente da sociedadedemocrática.

Viver civilizadamente significa viver racionalmente. A racionalidade deve enquadrar as grandes e pequenas ações da vida: racionais devem ser a cidade em que se vive, a casa em que se mora, a mobília e utensílios que se empregam, a roupa que se veste.

Apenas um método de construção ou de projeto deve determinar a forma racional de tudo o que serve à vida; como tudo é ou seráproduzido pela indústria, tudo se reduz a projetar para a indústria: o plano urbanístico de uma grande cidade é o desenho industrial, da mesma forma que o projeto de uma colher.

Muitos tipos de objetos para a produção industrial em série que foram amplamente difundidos (móveis de tubos metálicos, luminárias, nova estrutura da publicidade e da paginação) nasceram das pesquisas analíticas daBauhaus.

A Bauhaus constitui o indiscutível centro em que se formulou quase tudo o que corresponderá ao ulterior design industrial e à arquitetura.

SOBRE A ESCOLA

O partido da Bauhaus, que se pode definir como a redução da forma de todos os objetos a seus elementos geométricos, revelou-se como a nova linguagem, aspiração de todos os defensores da não ornamentação e da maior qualidadetécnica e formal dos objetos industriais.

Porém, para que a nova linguagem se consolidasse, a Bauhaus teve que atravessar uma etapa na qual deveria ocorrer uma destruição das concepções tradicionais e o desenvolvimento de novas concepções de design, referidas desta vez a um contexto técnico.

O processo evolutivo das concepções da Bauhaus foi lento e recebeu impulsos decisivos do exterior...
tracking img