Teorias de foucalt relacionado a o filme "um sonho de liberdade"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema prisional é objeto de investigação do filosofo Michel Foucault em seu livro “Vigiar e Punir” ,que explica que a prisão é algo inventado, isto é, trata-se de uma nova tecnologia de puniçãoaperfeiçoada pela razão. Tal instrumento de punição, que também é instituição de sequestro, é retratado no filme “Um Sonho de Liberdade".
O filme mostra, o caso de um homem acusado de assassinar aesposa e o seu amante, onde foi condenado a duas prisões perpétuas, uma porcada morte. Logo ao chegar na prisão, o diretor fala que acredita em duas coisas, a disciplina e a religião, dois pontos dotexto que cita, onde as prisões tentaram passa a disciplina e em casos religião(como o filme)para os prisioneiro. O filme mostra a relação do trabalho, onde todos tem que trabalhar, e o texto cita que afunção do trabalho é a transformação carcerária e a transmissão de valores ao trabalho.
O texto fala que o trabalho remunerado foi um tema polêmico, pois em época de crise, a população sofria com odesemprego, e os prisioneiros não, e a população afirmava que seria melhor transforma-se em bandidos e ter emprego para se sustentar. Mas, também a uma exploração de trabalho penal, que não é educativo,já que há abuso de poder por parte dos guardas. Outro ponto importante é quando os detentos apresentam bom comportamento, com trabalho e disciplina poderão trabalhar fora da prisão, e essa é umaetapa importante, pois proporciona regeneração, evolução, bem como o texto aponta, na qual se aprende o valor do trabalho.
Quanto a punição, quando se faz algo de errado como o desrespeito asautoridades, o detento é transferido à solitária, isolado, onde esse isolamento é uma forma de se pensar nos erros, refletir, instrumento positivo de reforma. Outro ponto forte que o livro se relaciona com otexto é a questão da operação Corretiva, que possui quatro fases :O período de intimação(privação de qualquer coisa),período de trabalho(quando há isolamento mais trabalho que depois da fase ociosa...
tracking img