Teoria e pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO DA PEDAGOGIA

Janete Ribeiro¹
Kátia Martins²
Fátima Regina Bergonsi Debald³

Resumo
Os Estágios Supervisionados estão entrelaçados entre a teoria e a prática, fazendo com que os acadêmicos coloquem suas ideias e seus aprendizados com os indivíduos da sociedade. Os Estágios Supervisionados trazem conhecimentos e desta forma realizar a função para exercer a funçãodocente nas instituições de ensino, os Estágios Supervisionados faz com que os futuros profissionais de suas áreas de atuações entrem para a sociedade com uma nova concepção de ver o mundo da educação.

Palavras chaves: Estágios Supervisionados, conhecimentos, teoria e prática.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa traz a importância dos Estágios Supervisionados realizados no curso de Pedagogiada Faculdade União das Américas, cujo objetivo é formar profissionais aptos e capacitados para exercer sua profissão com zelo e domínio na perspectiva de vivenciar na prática os conhecimentos obtidos em seus períodos acadêmicos.
Obter conhecimentos teóricos e práticos é de suma importância para a formação do Pedagogo, uma vez que não se podem dissociar estas práticas, pois ambas as partes trazempara os futuros pedagogos a realidade da educação, aprender na teoria não é tão complexo quanto na prática, pois a realidade das crianças das escolas e centro educacionais é totalmente diferente das que são apresentadas no decorrer das aulas teóricas da Academia. Desta forma, em cada Estágio Supervisionado realizado, os acadêmicos conhecem bairros, pessoas, valores e cultura diferentes.
É durantea prática que os acadêmicos refletem sobre as culturas de indivíduos que apesar de estar no mesmo grupo social traz em suas bagagens conhecimentos diversificados, e é a partir dessas reflexões que os acadêmicos articulam o diferente modo de ver a educação como um todo. Deste modo, os Pedagogos estarão aptos tendo amplo conhecimento da educação, com parâmetros reflexivos e críticos. De acordo comPimenta e Lima (2005, p. 6).
“O estágio se constitui como um campo de conhecimento, o que significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supera sua tradicional redução à atividade prática instrumental. Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas.”

Nesta perspectiva, os EstágiosSupervisionados trazem para o acadêmico um vasto acervo de múltiplos conhecimentos, abrindo um leque de informações qualitativas e significativas para sua vida pessoal e profissional, conduzindo o a um mundo de descobertas que ao longo do tempo servira de suporte para o inexperiente estagiário em suas atividades prática na Instituição que o acolhe, para Alvarenga (2005, p. 1).
“O estagiocurricular supervisionado é, durante os estudos, a disciplina que conduz a descoberta de meios importantes para o preparo do trabalho a ser executado em qualquer profissão. Quem o pratica com fidelidade e presteza passa a projetar e vivenciar novas experiências, que bem planejadas e seguras, travam como consequência para o estagiário um desempenho satisfatório na Instituição que o acolheu.”

Assim oEstágio Supervisionado permite a observar e analisar as características e funcionalidade do Centro de Educação, levando o futuro professor a confrontar - se com a realidade vivenciada na prática fazendo a ponte entre o concreto e o abstrato.

1. As Problemáticas e desafios dos Estágios Supervisionados

Para a realização dos Estágios Supervisionados I, II e III foram necessárias muitas horas deaulas teóricas, havendo ensaios, apresentações de trabalhos e discussões em sala de aula, más tudo isso valeu a pena, pois quando se tem objetivo e planejamentos tudo que se propõe a fazer, bem feito será. Os medos, as inseguranças e as incertezas jamais deverão ser entendidos como um fracasso, mas como oportunidades, como diz o dito popular, ”é errando que se aprende a acertar” é este o...
tracking img