Teoria malthusiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA
A Teoria Malthusiana
O socialista inglês William Godwin, que publicou An Enquiry Concerning The Principles of Political Justice and Its Influence on General Virtue and Happiness (Um Inquérito Concernente aos Princípios da Justiça Política e Sua Influência sobre a felicidade e a Virtude em Geral) provocou um grande impacto na vida do jovem Malthus em 1793.
No livroGodwin ele dizia suas idéias, como se não existir muitos ricos e não existir muitos pobres conseqüentemente não haverá mais guerras, doenças e o homem não se angustiará, não haverá necessidade, nem da administração da justiça, nem de governo.E após vários debates sobre as idéias e o livro de Godwin,Thomas Malthus decidiu escrever um livro no anonimato relatando sua visão sobre o futuro e ocrescimento populacional.Seu importante livro se chamou An Essay on the Principle of Population, as It affects the Future Improvement of Society: with Remarks on the Speculations of Mr. Godwin, M. Condorcet and Other Writers (Um ensaio sobre o princípio da população que afetam o melhoramento futuro da sociedade: com Observações sobre as Especulações do Senhor Godwin, Monsieur Condorcet e Outros Escritores)Teoria Malthusiana baseou-se em dois princípios
• Thomas Malthus elaborou dois princípios.caso não seja detida por obstáculos (guerras, epidemias, etc.), a população tende a crescer segundo uma progressão geométrica, duplicando a cada 25 anos.
• Os meios de subsistência, na melhor das hipóteses, só podem aumentar segundo uma progressão aritmética.
O poder de crescimento dapopulação é indefinitivamente maior do que o poder que tem a terra de produzir meios para a sua existência.A população quando não controlada, cresce numa progressão geométrica. Os meios de existência crescem numa progressão aritmética. Na perspectiva de Malthus, existiam dois tipos de obstáculos:


• Obstáculos positivos (A Fome, a Desnutrição, as Epidemias, Doenças, as Pragas),
asGuerras etc.) no sentido de aumentar a taxa de mortalidade;
• Obstáculos preventivos (as Práticas Anticoncepcionais Voluntárias) no sentido de reduzir a taxa de natalidade.


O crescimento da população, os meios de subsistência e as causas da pobreza em plena Revolução Industrial são os problemas centrais analisados por Thomas . Segundo Malthus: ''Pode-se seguramente declarar que,se não for a população contida por freio algum, irá ela dobrando de 25 em 25 anos, ou crescerá em progressão geométrica (1,2,4,8,16,32,64,128,256,512,...). Pode-se afirmar, dadas as atuais condições médias da terra, que os meios de subsistência, nas mais favoráveis circunstâncias, só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) ‘‘. Segundo o economista clássico,''…o poder da população é tão superior ao poder do planeta de fornecer subsistência ao homem que, de uma maneira ou de outra, a morte prematura acaba visitando a raça humana.




[pic]




Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria mais acelerado
do que o ritmo de crescimento de alimentos (progressão geométrica versus progressão
aritmética). Alémdisso, chegou à conclusão que no futuro as possibilidades de aumento da
área cultivada estariam esgotadas, pois todos os continentes estariam completamente
ocupados pela agropecuária e, no entanto, a população mundial continuaria a crescer.
A principal conseqüência do Ensaio foi destruir o otimismo exagerado de William Godwin e do economista escocês Adam Smith. Malthus viaja de 1799 a1802 pela Europa e se consagra no estudo da população em diversos países para um aprofundamento das situações nesses países. Malthus era contra a participação do estado, com um auxilio ao homem incapaz de ganhar o suficiente para sustentar sua família, pois achava esse auxilio inútil para a sociedade considerava contra a Lei dos Pobres (Poor Law), cuja aplicação levava o Estado a prover as...
tracking img