A teoria malthusiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Malthusiana
A Teoria Malthusiana exposta em 1798, foi a primeira teoria demográfica de grande impacto relacionando o crescimento da população e a fome. Essa teoria é a mais popular detodas, apesar das falhas que apresenta. Malthus publicou seu Ensaio sobre a população, no qual desenvolveu uma teoria demográfica que se apoiava basicamente em dois postulados:

1. Crescimento dapopulação;
2. Produção de alimentos.

* A população, se não ocorrerem guerras, epidemias, desastres naturais, etc., tenderia a duplicar a cada 25 anos. Ela cresceria, portanto, em progressãogeométrica (2, 4, 8, 16, 32...) e constituiria um fator variável, que cresceria sem parar.
* O crescimento da produção de alimentos ocorreria apenas em progressão aritmética (2, 4, 6, 8, 10...) epossuiria certo limite de produção, por depender de um fator fixo: a própria extensão territorial dos continentes.
Ao considerar esses dois postulados, Malthus concluiu que o ritmo de crescimentopopulacional seria mais acelerado que o ritmo de crescimento da produção de alimentos (progressão geométrica versus progressão aritmética). Previu também que um dia as possibilidades de aumento da áreacultivada estariam esgotadas, pois todos os continentes estariam plenamente ocupados pela agropecuária e, no entanto, a população mundial ainda continuaria crescendo.
Consequências da dinâmica demográficamalthusiana:
A consequência disso seria a fome, ou seja, a falta de alimentos para abastecer as necessidades de consumo do planeta, e as mortes, doenças, guerras civis, disputas por territórios, etc.Proposta de Malthus:
Para evitar esse flagelo, Malthus, que além de economista era pastor da Igreja Anglicana, na época contrária aos métodos anticoncepcionais, propunha que as pessoas só tivessemfilhos se possuíssem terras cultiváveis para poder alimenta-los.
Falhas da teoria de Malthus:
Hoje, verifica-se que suas previsões não se concretizaram: a população do planeta não duplicou a cada...
tracking img