A teoria malthusiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS ROBERT MALTHUS
A TEORIA MALTHUSIANA


RESUMO: Este trabalho expõe a Teoria Populacional Malthusiana, apresentada por Thomas Malthus, demógrafo e economista Inglês que escreveu o Ensaio de Malthus, ensaio este que está dividido em dois livros. Esta primeira teoria demográfica de grande impacto é, até hoje, a mais popular entre todas, apesar das falhas que apresenta. A Teoria Malthusianabaseia-se no Princípio da Escassez. A população humana tende a crescer mais rapidamente que a produção de alimentos o que torna o conceito escassez de extrema importância para a Economia.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL JUNHO DE 2007

1. BIOGRAFIA
Thomas Robert Malthus nasceu a 14 de Fevereiro de 1766 emRookery, perto de Guildford, (Surrey), falecendo a 23 de Dezembro de 1834 em Bath. Era o penúltimo dos sete filhos (dois rapazes e cinco raparigas) de Daniel e Henrietta Malthus. Seu pai era amigo de grandes personagens daquela época como o filósofo escocês David Hume e do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau. Além disso, era um profundo admirador de Condorcet e de Godwin. Foi um demógrafo e economistainglês, famoso sobretudo pelas suas perspectivas pessimistas mas muito influentes. Apesar de ser assumido popularmente que as suas teses pessimistas deram à Economia a alcunha da ciência lúgubre (dismal science), a Figura 1: Thomas Robert Malthus frase foi na verdade cunhada pelo historiador racista Thomas Carlyle em referência a um ensaio contra a escravatura escrito por John Stuart Mill. Malthusera filho de um culto proprietário de terras, tendo terminado os estudos em Cambridge e tornou-se pastor anglicano em 1797. Dois anos depois, iniciou uma longa viagem de estudos pela Europa. Em 1805 foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias, em Haileybury. Sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos comoPrimeiro ensaio e Segundo ensaio: • "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afecta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798) . • "Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto àremoção ou mitigação futura dos males que ocasiona" (1803). Em 1804, Malthus casou-se com 39 anos de idade com sua prima Harriet Eckersall, tendo posteriormente 3 filhos. Em 1805, foi nomeado o primeiro professor de Economia Política no Colégio da Índia Oriental (East India College). Suas obras influenciaram vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwine Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio da população às suas próprias teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível, podendo ser limitada apenas pelo fundo de salários.

1

Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, como os de mal, salvação e condenação. Outras das obras que ele escreveu foi Princípios de economiapolítica (1820) e Definições em economia política (1827). Em suas obras económicas, Malthus demonstrou que o nível de actividade em uma economia capitalista depende da demanda efectiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. A ideia da importância da demanda efectiva seria depois retomada por Keynes. Thomas Malthus representou o paradigma de umavisão que ignora ou rebaixa os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico. Ernest Gellner afirmou em Pós-modernismo, razão e religião: "Previamente, a Humanidade agrária vivia num mundo Malthusiano no qual a escassez de recursos em geral condenava o homem a apertadas formas sociais autoritárias, à dominação por tiranos, primos ou ambos". Para ele, a diferença entre as classes...
tracking img