Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Introdução:


Este projeto fundamenta-se em um plano de aula direcionado ao 2º ano do Ensino Médio para a disciplina de Química, que terá como conteúdo específico a Cinética Química e os fatores que afetam a velocidade das reações. Dentro de um enfoque construtivista de ensino e ações experimentais que possam tornar a aula prazerosa e curiosa para os alunos, pretende-sedespertar no educando o interesse pela investigação do fenômeno problematizado e uma possível busca pela solução do problema. Neste processo não cabe ao professor passar ao aluno um conhecimento acabado resultado de conteúdos decorados, mas sim, uma interação entre os conteúdos explanados na sala de aula e suas relações dentro e fora da escola.

2) Justificativa


Tem-se por objetivoaplicar de forma significativa e problematizadora o conteúdo de cinética química aos alunos do Ensino Médio. Sabendo que trata-se de uma área da química de grandes aplicações, onde é possível identificar situações presentes no cotidiano dos alunos, será oportuno a utilização de atividades experimentais, como menciona Carrasco (1991) apud


“... as aulas de laboratório devem seressencialmente investigações experimentais por meio dos quais se pretende resolver um problema”.


Sendo assim, se a escola não dispuser de um laboratório, cabe ao professor como agente meticuloso e criativo proporcionar, mesmo que em sala de aula, condições para que uma prática simples, porém, construtiva possa ser realizada. Segundo Ribeiro (1955)


... aparelhos e montagensimprovisadas, executadas com recursos mais modestos laboratórios, deve ser considerada não como uma solução de emergência, mas ao contrário, como uma nova técnica desejável para desenvolver as capacidades construtivas e inventivas do estudante.


Logo, de forma sistemática pode-se proporcionar um momento para as atividades experimentais dentro da sala de aula.


3) ObjetivosGerais:
- Propiciar aos alunos a possibilidade de relacionar os conteúdos apresentados pelo professor com o cotidiano, através de fundamentações e experimentações controladas, feitas em sala de aula.


Específicos:
- Identificar qual o conhecimento prévio de cinética química os alunos já possuem;
- Identificar como esses conhecimentos se integram aos conteúdosapresentados;
- Relacionar a velocidade das reações com o cotidiano dos alunos;
- Integrar os fatores que afetam a velocidade das reações com as ações experimentais.


4) Problematização:


Observamos em nosso dia-a-dia que ocorrem reações químicas ao nosso redor, e até mesmo dentro do nosso corpo. Num ponto de vista mais curioso podemos nos perguntar por que um objeto de ferrocomo um prego pode levar dias para enferrujar, enquanto que a combustão da gasolina ocorre em questão de segundos dentro do motor de um automóvel. Sabemos bem que em ambos os casos ocorrem reações químicas, porém porque ocorre a diferença na velocidade dessas reações, ou ainda, quais fatores externos podem afetar essas velocidades?


5) Contextualização:


Em meio a necessidade de serelacionar os conteúdos de química com o cotidiano dos alunos e alunas, com o objetivo de formar um cidadão em exercício de seu senso crítico, faz-se necessário o uso da contextualização, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, p.93) deve propor situações problemáticas reais e buscar conhecimento necessário para entendê-las e procurar soluciona-las.
Nessa perspectiva,os assuntos de cinética química podem ser trabalhados junto a inúmeras situações do dia-a-dia, como por exemplo, explicar porque se cozinhar o feijão na panela de pressão e não numa panela normal, ou ainda, qual a função da geladeira na conservação dos alimentos, ela acelera ou retarda uma reação?


Mobilização


Será perguntado aos alunos se eles já partiram uma maçã ou uma pêra ao...
tracking img