Teoria geral do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO TEORIA GERAL DO ESTADO

1) Conceitue:

a. Estado Moderno;

b. Estado Nacional;

c. Estado Constitucional;

d. Soberania Externa e Interna

a. O Estado Moderno écaracterizado pela unificação do poder, das armas e do direito, visando pôr ordem no caos que existia na Europa, no século XVI, formando, assim, um poder central, que representaria a vontade da sociedade emgeral.

b. O Estado Nacional é uma construção histórica em torno da idéia de vontade única de determinada população, que deveria compartilhar os mesmos valores, histórico, idioma, religião, a fim decriar, em cada cidadão, um sentimento de pertinência a esse Estado Nacional.

c. O Estado Constitucional é caracterizado pela limitação e organização do poder do Estado e pela defesa de direitoshumanos de fundamentais.

d. A soberania interna relaciona-se com a idéia de poder supremo, ou seja, o Estado é detentor absoluto do poder mais alto que existe dentro do seu território. Asoberania externa, por sua vez, é sinônimo de independência com relação aos demais atores do Sistema Internacional, significando que nenhum ator externo pode influenciar os assuntos internos ouinternacionais deste Estado.

2) Explique a importância da construção da identidade nacional para o poder do Estado Nacional. Como este processo ocorreu na Europa e nas Américas?

A construção daIdentidade Nacional é importante para garantir que o poder central do Estado Nacional seja reconhecido legitimamente pelos súditos. O compartilhamento de uma identidade nacional faz com que a população seidentifique com o soberano e confie no exercício de seu poder, assim, a vontade do soberano acaba sendo percebida como reflexo da vontade de toda a sociedade.

Na Europa, de forma geral, o processode criação de identidades nacionais por parte dos Estados tinha o desafio de impor valores comuns a uma sociedade com diversas etnias pré-existentes. Esse é o caso da Espanha, que abarcava uma...
tracking img