Henry mintzberg - biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Henry Mintzberg nasceu em Montreal, dia 2 de setembro de 1939, formou-se em Engenharia Mecânica na Universidade McHill, é PhD em administração pelo MIT.
É um renomado acadêmico e autor de diversoslivros na área de administração. Já publicou mais de 140 artigos e 13 livros sobre a estratégia de Gerência de Negócios. Seu livro mais conhecido é "A Ascensão e a queda do Planejamento Estratégico".Mintzberg critica algumas práticas adotadas atualmente com relação ao assunto, auxiliando seus leitores no processo de tomada de decisão dentro das organizações. Suas idéias foram de suma importâncianos anos de 1980.
Em seu livro "Gerentes, não MBAs", expõe o que considera errado com relação à gerência atualmente. Demonstra um novo programa de ensino, onde as ações práticas, em detrimento dasteóricas, se mostram muito mais valiosas e úteis no ambiente organizacional.
Também é o autor do "Sistema de Fluxos", que integra os órgãos internos de uma empresa e deixa de lado os níveishierárquicos. Para ele, a estrutura organizacional divide-se em cinco categorias:
 A estrutura simples: Uma jovem empresa antes da sua empreendedora fundador teve que deixar ir de alguns dos textos. Taisorganizações são frequentemente autocráticos e, colocá-la como Mintzberg, vulnerável a um único ataque do coração.
 A máquina da burocracia: Uma empresa com muitas camadas de gestão e de uma massa deprocedimentos formais.
 A burocracia profissional: Uma organização que está cimentado acompanhado por algum tipo de experiência profissional, tais como um hospital ou uma consultoria. Isso normalmenteé o mais democrático tipo de organização, até porque, muitas vezes, é criado como uma parceria.
 A forma divisionalisada: Uma estrutura onde há pouca autoridade central, mas o que existe éclaramente definida. É a forma mais freqüentemente encontrada entre os modernos multinacionais.
 A adhocracy: O tipo de organização freqüentemente encontrados no computador mundo, cheio de equipas...
tracking img