Ensino a distancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) [nota 1] é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como também permite que o aluno estude autonomamente e em horários distintos. Diz respeito também à separação cronológica ou espacial entre professor e aprendiz.
A interligação (conexão)didática entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.
A EaD (o termo educação é preferido por ser mais abrangente) enfatiza o papel do aluno, que gerenciaseu próprio aprendizado, deste modo desenvolvendo sua autonomia.
Índice [esconder]  * 1 História * 1.1 Na Antiguidade * 1.2 Os séculos XVII e XVIII * 1.3 O século XIX * 1.4 História Moderna * 1.5 Gerações * 2 Aspecto ideológico * 3 Sistemática * 4 Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) * 5 O professor como mediador na EaD * 6 Perspectivas atuais * 7E-learning * 8 EaD no mundo * 8.1 Brasil * 9 Aplicações * 9.1 Ensino jurídico a distância * 9.2 Língua portuguesa * 10 Referências * 11 Notas * 12 Ver também * 12.1 Entidades * 12.2 Ferramentas * 12.3 Leituras Adicionais * 13 Ligações externas |
[editar] História
A EaD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimasdécadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
A EaD também é considerado um recurso quecontempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidadespessoais.
[editar] Na Antiguidade
Inicialmente na Grécia antiga e depois em Roma havia redes de comunicação que permitiam o desenvolvimento significativo da correspondência e, por consequência, a troca de informações. [carece de fontes?]
Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a doscursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço eou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
[editar] Os séculos XVII e XVIII
Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Segundo Lobo Neto (1995), um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, peloprofessor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston".[7]
[editar] O século XIX
Em 1833, um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência, e na Inglaterra, em 1840, Isaac Pitman sintetizou os princípios da...
tracking img