Teoria geral do emprego,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
eoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda
Keynes
1ª PROVA
Capítulo II – Os Postulados da Economia Clássica.

Teoria Econômica Clássica

Dois postulados:
1)
w = PM

O salário é igual aoproduto marginal do trabalho.2)A utilidade do salário, quando se emprega determinado volume de trabalho, é igual à desutilidademarginal desse mesmo volume de emprego.* Postulado compatível com odesemprego friccional e voluntário, porém não admite a possibilidade dodesemprego involuntário.

Críticas de Keynes ao 2º postulado:
o
Comportamento efetivo do trabalhador.Se a oferta de trabalho nãofor uma função dos salários reais como sua única variável, o argumentoda Escola Clássica desmorona-se.

A curva de oferta de mão-de-obra se deslocará a cada movimentodos preços (absurdo). Dentrode certos limites, as exigências da mão-de-obra tendem a um mínimo desalário nominal, e não a um mínimo de salário real. O trabalhador não costuma abandonar o trabalho ao severificar uma alta de preçosdos bens de consumo salariais.
o
Contestação da hipótese de que o nível geral dos salários reais seja diretamente determinado pelocaráter das negociações sobre salários.A teoria tradicional que ostrabalhadores poderiam fazer coincidir os seus salários reais com adesutilidade marginal através de negociações com os empregadores, supondo que haja livre concorrênciaentre os empregadores e ausênciade combinação restritiva entre os trabalhadores.A hipótese de que o nível geral dos salários depende das negociações entre os empregadores e ostrabalhadores não é válida.

Os preços sãodeterminados pelo Cmg expresso em termos nominais, e ossalários nominais governam, em grande parte, o Cmg.

Se houvesse variações nos salários nominais,seria de se esperar que os preços variassem emproporção quase igual, de tal modo que o salário real e onível de desemprego permanecessem praticamente os mesmos.

A luta ente indivíduos e grupos pelos salários nominais não determina o nível dos...
tracking img