Tcc 123

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.sebraemg.com.br
WWW.wikipedia.com.br
WWW.strategia.com.br
WWW.catho.com.br
WWW.cbtu.gov.br
WWW.logisticatotal.com.br
www.guialog.com.br
WWW.empresaresposavel.com.br
http://avlvirtual.wordpress.com/

O Ambiente Externo
O ambiente externo à organização é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização e que influenciam e sãoinfluenciados por ela. A nível geral o ambiente à organização é composto pelas seguintes componentes:
• Componente Económica indica-nos como os recursos são distribuídos e utilizados no próprio ambiente;

• Componente Social descreve-nos as características da sociedade onde a organização está inserida;

Ambiente Externo
[pic]
A análise externa verifica as ameaças eoportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar e usufruir dessas situações. A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente onde estão as oportunidades e ameaças.
o Oportunidades: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.o Ameaças: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitados desde que conhecidas em tempo hábil.
O executivo deve identificar os componentes relevantes do ambiente e, em seguida, analisar quanto à situação de oportunidade ou ameaças para a empresa.
A análise externa corresponde aoestudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseadas nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tornadas. A análise externa é geralmente usada sob dois enfoques:
o Para resolver algum problema imediato que exija alguma decisãoestratégica e, neste caso, a interação entre empresa e ambiente ocorre em "tempo real".
o Para identificar futuras oportunidades ou ameaças que ainda não foram percebidas claramente pela empresa.
Samuel C. Certo e J. Paul Peter em seu livro Administração Estratégica sub-divide o ambiente externo em dois: Ambiente Geral e Ambiente Organizacional.

• Componente Políticocompreende todos os factores Politico-Governamentais;

• Componente Legal consiste em toda a legislação em vigor que todos os membros da sociedade devem seguir;

• Componente Tecnológica consiste na aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço.

A nível operacional do ambiente à organização este é composto pelas seguintes componentes:
• Cliente é oelementos que compra os produtos ou serviços disponiilizados pela empresa;

• Concorrência consiste no conjunto de empresas que comercialização produtos ou serviços idênticos aos da empresa em questão;

• Mão-de-obra consiste nos factores humanos disponíveis para desempenhar as tarefas necessárias;

• Fornecedor é o elemento que fornece produtos ou serviços adquiridos pela empresa queposteriormente os transforma no processo produtivo em mercadorias ou serviços finais;

• Internacional compreende todas as implicações internacionais das operações organizacionais.


Ambiente Interno
[pic]
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise doambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes...
tracking img