Teoria freudiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O professor e a teoria freudiana da aprendizagem.
Educação
Para Freud a educação é transmissora de moral e de valores sociais que imprimem a noção de pecado e de vergonha, confrontando-se com aspulsões de libido e prazer do individuo.
Para ele a educação deveria ser fonte de prazer, de satisfação, e não de castração ou recalque.
Educando
O educando é um ser que precisa ser trabalhado paraque suas pulsões relacionadas a sexualidade possam vir a ser modeladas para os fins sociais que representam. Ou seja, toda criança nasce com pulsões de natureza perversa para o exibicionismo, acuriosidade sexual, a manipulação genital, os prazeres da sucção, a defecação,etc.
Porem essas pulsões podem ser dirigidas ou direcionadas para um objeto de desejo que poderá estar vinculado a questão deutilidade social e não apenas sexual.
Dessa maneira, a Psicanalise vê o individuo da educação como um ser movido por suas pulsões libidinais desde o nascimento, e esse individuo vai manifestar essaspulsões ao longo de seu desenvolvimento, sendo que elas podem ser canalizadas pelo ato educativo para focos distantes da libido sexual.
O ato de educar
Freud concebia a educação como um meio demoralizar a sociedade e, portanto, o professor assumiria o papel de extrair atitudes negativas ou perversas de cada aluno.
O educador de Freud é aquele que constantemente busca para seu educando oequilíbrio entre o prazer individual e as necessidades sociais.
O dom de transmitir a aprender
Um dos pontos fundamentais na relação professor e aluno é o conceito de transferência. Que segundo Freud é umamanifestação inconsciente do sujeito e serve para analise desse mesmo inconsciente quando trabalhado pelo analista, ou uma pessoa para qual a transferência seja dirigida.
Da mesma maneira na relaçãoentre educador e educando, o professor pode ser a figura para a qual o aluno transfere seus interesses ou pulsões parciais, pois existe uma transferência de significações entre esses sujeitos....
tracking img