Resumo teoria freudiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria freudiana

A teoria freudiana, ou teoria psicanalítica, vê a personalidade como o resultado final das forcas que atuam dentro do individuo. Sigmund Freud, o fundador da psicanálise,introduziu o conceito de inconsciente e defendeu que a personalidade ‘e guiada por motivos conscientes e inconscientes ( desejos ).

Segue alguns motivos para o consumo e produtos associados:
•PODER-MASCULIDADE-VIRILIDADE = carros, ferramentas, carne vermelha, fortes caf’es da manha, laminas de barbear, sapatos pesados.
• FEMINILIDADE = bolos e biscoitos, bonecos, seda, chá.
• STATUS = uísqueescocês, tapetes, medicamentos para ulceras ou indigestão ( para mostrar que tem um emprego estressante e importante ).

O TRIPECE APELO

A mensagem publicitária tem sido cuidadosamente estudada emmarketing para contrabalançar os apelos feitos. Aspectos sexuais dos produtos, por exemplo: são freqüentemente induzidos ou explorados; decoração do ponto de venda por algum atributo especifico.Automóveis roupas bebidas alcoólicas são exemplos comuns de categoria de produtos que costumam despertar o desejo estimulando as motivações do inconsciente.

Teorias Neofreudianas
Vários seguidores ediscípulos de Freud, questionaram o conceito da Energia Libidinal, como impulso básico mobilizador do nosso comportamento. Chamamos de neufreudianos por serem influenciados por Freud, esses teóricosacreditavam que os relacionamentos sociais são fundamentais para formação e desenvolvimento da personalidade. Karen Horney entendia que o que mobiliza o homem na nossa sociedade é uma luta constante contraa ansiedade oriunda de relações pais-filhos. Segundo Horney a personalidade do indivíduo seria resultante de mecanismos psíquicos por meio dos quais essa ansiedade seria combatida. Esses mecanismosdariam origem a três padrões básicos de personalidade:
1- O complacente cujo comportamento visa a obtenção de amor, carinho, afeto.
2- O agressivo que procura vencer sua ansiedade por meio de uma...
tracking img