Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO PARÁ PROF.º ANISIO TEIXEIRA
CURSO TECNICO DE COMERCIO

TEORIA ESTRUTURALISTA

Belém
2010

TEORIA ESTRUTURALISTA

Trabalho apresentado à disciplina Técnicas Administrativas, do Curso de Técnico em Comercio da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof.º Anísio Teixeira como requisito de avaliação orientado pela Prof.ª Ofélia Neves.Belém
2010

Introdução
Neste trabalho serão realizadas as funções e a importância das organizações, sistemas e métodos, apartir da necessidade dos seres humanos na tentativa de resolverem seus problemas, e percebendo que não os conseguem resolver sozinhos, criam organizações capazes de resolver tais problemas, buscando o que seja mais especializada em sua área de busca.
Sendo assim asorganizações dependem das necessidades do homem de se organizar para resolverem seus problemas, bem como o homem necessita das organizações para resolver os mais variados problemas.
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentou conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das RelaçõesHumanas. A Teoria Estruturalista, a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.

Teoria Estruturalista
As organizações são uma forma de instituição, predominante em nossa sociedade altamente especializada e interdependente. Elas passam por todos os aspectosda vida moderna e envolvem atenção, tempo e energia de numerosas pessoas. Possuem uma estrutura interna e interagem com outras organizações.
A área de organização surge com a necessidade de evolução das organizações, sinteticamente podemos afirmar que as organizações do século XX, por sua própria dinâmica na busca de um padrão de efetividade evoluíram. Vamos aqui enfatizar como se estruturou aempresa contemporânea, levando ao surgimento de novas áreas de organizações e métodos.
A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas incompatíveis entre si, tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se naabordagem de Max Weber.
A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização como a viabilidade econômica da organização, mas podem se opor a outros como a maneira de distribuir os lucros. A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações. Nateoria administrativa, o estruturalismo se concentra nas organizações sociais, estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes áreas, e a compreensão das estruturas fundamentaisem alguns campos de atividade permite o reconhecimento das mesmas estruturas em outros campos. O estruturalismo está voltado para o relacionamento das partes na constituição do todo, sua totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.
É importante organizar os recursos materiais, humano e tecnológico daempresa de maneira harmônica, para que o conjunto realize um trabalho integrado eficiente e eficaz, apresentando boa produtividade, boa qualidade, baixa custos, e o mínimo de riscos e esforço humanos. Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Essas características permitem a...
tracking img