Teoria do desenvolvimento de jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do desenvolvimento de JEAN PIAGET

O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos no acompanhamento de uma criança de 9 anos.
E para tal utilizamos a obra de JeanPiaget, para a compreensão do desenvolvimento da conduta desta criança.
Piaget centrou se principalmente nos aspectos qualitativos do desenvolvimento cognitivo e não propriamente no processo deaprendizagem. Sua teoria fundamenta-se dentre outros conceitos de organização, adaptação, assimilação re acomodação.(RAFAEL Ernesto Lopez 1974)
Conforme Piaget o equilíbrio se refere á forma pela qual oindividuo lida com a sua realidade na tentativa de compreendê-la, como sistemas integrados de ações ou crenças com a finalidade da adaptação.
Ao longo de sua vida Jean Piaget observou que existem formasdiferentes de interagir com o ambiente nas diversas faixas etárias correspondem determinados tipos de aquisições mentais e de organização destas aquisições que condicionam a atuação da criança em seuambiente. A criança irá,pois, à medida que amadurece física e psicologicamente, é estimulada pelo ambiente físico e social, construindo sua inteligência.
Podemos dizer então que cada fasecorresponde a determinadas características que são modificadas em função da melhor organização. Cada estágio constitui uma forma particular de equilibração progressiva.
O desenvolvimento cognitivo segundoPiaget, obedece quatro estágios, são eles:

I –Sensório-motor (0 a 2anos)
II-Pré-operatório (2 a7anos)
III- Operações concretas (7 A 11 anos)
IV-Operações formais ( 12 anos emdiante)


No estudo de caso estaremos relacionando este estagio das operações concretas visto que a criança em questão tem 9 anos.
Neste estagio a criança já forma esquemas conceituais e játrabalha com eles de acordo com os princípios da lógica, mas ainda dependem de objetos que tem existência concreta.
Este período o egocentrismos intelectual e social é um crescente incremento do...
tracking img