Jean piaget e sua teoria do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget

Jean Piaget foi um importante e renomado filósofo e psicólogo suíço que durante anos de sua vida se dedicou a trabalhar o processo de raciocínio e inteligência infantil. Seus estudosrevolucionaram o campo da psicologia e da pedagogia. Nascido em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça, foi uma criança que desde cedo interessou-se pela História Natural, e aos 11 anos de idadepublicou seu primeiro trabalho sobre um pardal albino.
Foi em 1919 que Piaget dá início aos seus estudos sobre a mente humana e estudos sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas do ser, ondepor ter conhecimento em Biologia o fez acreditar que a criança é o ser em gradativa evolução para ser analisado. E em 1921 ao se tornar diretor do Instituto J. J. Rousseau, passou a analisar oscomportamentos, ações e processos de raciocínio de cada criança.
Piaget desenvolveu vários estudos sendo eles a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado deepistemologia genética. Resumidamente, o trabalho de Piaget é próprio para se entender a evolução do pensamento humano, o entendimento por base de suas ações e comportamentos diante das situações. E essasevoluções se dão por meio da evolução biológica do ser, ou seja, conforme a criança se desenvolve com o passar dos anos, vai se criando estruturas próprias para suas compreensões e evolução do pensamento paraas situações em que se encontra. Piaget então identificou em seus estudos os quatro estágios da evolução mental da criança:
Fase 1: Sensório-Motor (0 - 2 anos) Neste período a criança trabalha apenascom seus reflexos , ou seja, suas reações hereditárias como a sucção e o apanhar os objetos. Após um tempo com sua e estrutura biológica lhe permite o sentar, andar, e até mesmo falar mesmo que pormeio de imitações do meio que o cerca, com sua evolução neurológica é permitido ter um controle maior do ambiente como saber que um objeto é existente mesmo que não esteja em seu campo de visão, e...
tracking img