Teoria do corte com jato d´agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Resumo......................................................................................................................... 03

Introdução.................................................................................................................... 13Objetivo........................................................................................................................ 15

Metodologia da Pesquisa Cientifica.......................................................................... 16

Resultados................................................................................................................... 16






















Resumo

Dr. Norman Franz é  conhecido como o pai do jato de água. Ele foi à primeira pessoa queestudou a água e a pressão ultra elevada como ferramenta de corte.  O termo “Pressão Ultra Elevada” é definido como pressão acima de 30.000 libras por polegada quadrada (psi). 
 Seus últimos estudos envolviam jato de água mais contínuos, porém ele encontrou dificuldade em obter pressão elevada com continuidade. Além disso, a vida útil dos componentes usados na época foi medida em minutos, não emsemanas ou meses como é hoje.
Dr. Franz comprovou que um feixe concentrado de água em ultra alta velocidade tem o poder de corte.
A tecnologia de corte a jato d' água consiste em um nível avançado e exclusivo de automação capaz de cortar quase todos os materiais com eficiência e manter um custo compensador. O jato d' água, resumidamente, coleta água corrente normal, pressuriza o líquido em até60.000 psi e o libera através de um orifício de diamante e um tubo de focalização. O orifício e o tubo de focalização produzem um jato preciso de água pura ou com abrasivo, criando bordas bem acabadas prontas para aplicação em produtos finalizados.
O jato d' água permite tremenda flexibilidade e versatilidade de fabricação e admite mais possibilidades de corte.
    







IntroduçãoDesde os primórdios o homem busca na utilização de recursos naturais meios para satisfazer as suas necessidades.
Dentre os recursos naturais em maior abundância a água tem se mostrado uma grande aliada nessa busca.
Neste trabalho, nos atentaremos à utilização deste elemento como meio de corte de materiais e qual a necessidade de escolher essa tecnologia.Objetivo

O trabalho visa à qualidade que a tecnologia de corte com jato d' àgua permite como cortar com eficiência diversos materiais e a produtividade que essa máquina pode proporcionar.

























Metodologia do Trabalho Científico

A tecnologia de corte com jato de água permite cortar praticamente todos os materiais (mármore, granitos, papéis,metais em geral, alumínio, inox, vidro, alimentos, plásticos e outros) com eficiência, em uma única operação e praticamente sem rebarbas, não necessitando de acabamentos posteriores, corta materiais com dureza elevada, não é necessário o resfriamento da peça, não se limita ao aço carbono, não causa micro fissuras no material.
Além da qualidade do corte, o jato de água reduz a perda de materiais, semcontar que possibilita o aumento da produtividade, pois pode cortar várias chapas empilhadas de uma só vez, sem soldá-las. “Também podemos citar como principais vantagens o baixo investimento em relação a outros processos, o alto nível de precisão, o baixo consumo de energia e de água, a fácil manutenção e manuseio, a versatilidade para cortar qualquer material, a não agressão ao meio ambiente ea não limitações com materiais reflexivos, como alumínio, bronze e latão”.
Não esquecendo é claro dos cuidados indispensáveis que devemos ter em relação a essa máquina de corte, como o operador de uma máquina de corte com jato d' água.
Segundo a Empresa JETCORTE, que executa esse processo de corte, inovador no Brasil, utilizando um jato de água extremamente fino, misturada a materiais...
tracking img