Brigada de incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brigada de Incêndio
É uma organização interna, formada por profissionais da empresa, preparada e treinada para atuar com rapidez e eficiência na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.
Objetivo: Proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as conseqüências iniciais do sinistro (umaocorrência), e dos danos ao patrimônio e ao meio ambiente.
É através de pessoas treinadas, que se poderá evitar grandes perdas materiais, sociais e principalmente salvar vidas de muitas pessoas, além da sua. Sabemos que a prevenção é a melhor estratégia a ser adotada, muito mais simples do que o combate, além dos custos serem reduzidos. Aplicando os conhecimentos da "Teoria Geral da Combustão" em nossoambiente de trabalho ou em nossa residência, faremos a prevenção correta, evitando incêndios com procedimentos simples, lógicos e sem grandes investimentos.
EQUIPE BRIGADA


RESPONSABILIDADES DA BRIGADA
a) Ações de prevenções:
Avaliação dos riscos existentes;
Inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio;
Inspeção geral das rotas de fuga;
Elaboração de relatório dasirregularidades encontradas;
Encaminhamento de relatório aos setores competentes;
Orientação a população fixa e flutuante;
Prática de exercícios simulados.
b) Ações emergenciais:
Identificação da situação;
Alarme/abandono de área;
Corte de energia;
Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa;
Primeiros socorros;
Combate ao princípio de incêndio;
Recepção e orientação ao Corpo deBombeiros;
DEFINIÇÃO
O fogo é uma reação química que fornece calor, luz e chama. Só existe fogo na presença de três elementos básicos (combustível, oxigênio e calor). O fogo pode ser definido como produto da combustão de material sólido, líquido, gasoso, com liberação de luz e calor. O oxigênio é o comburente e o material que queima é o combustível (pode ser sólido, líquido, em forma de vaporou ainda na forma gasosa).
Calor - é a quantidade de energia, unidade de medida [J], [cal]
Temperatura - é o nível de energia, unidade de medida dada em graus [C],[F],[K]

TRANSMISSÃO DO CALOR
Condução- propagação através de um meio físico (continuidade molecular) ex.: barra de aço.
Convecção - propagação através de um meio circulante gasoso ou líquido (correntes "térmicas"de vapores) ex.: evaporação de solventes, vazamento de GLP.
Irradiação - propagação por ondas caloríficas que um corpo aquecido transmite em todas as direções semelhantes a luz. Ex: calor do sol, chapa de metal aquecida (solda).
Combustão - é uma reação química em cadeia (contínua), de oxidação rápida entre um combustível, um comburente, com adição de energia deativação, liberando luz e calor.
Combustível - é todo material que libera vapores inflamáveis chegando ao ponto de combustão.
a) sólido - madeira, papel, tecido...
b) líquido - gasolina, álcool, éter, tinta, solvente...
c) gás - hidrogênio, GLP, acetileno, metano...
d) Comburente - é o oxigênio do ar
e) Ar atmosférico - é amistura de oxigênio 21%, nitrogênio 78% e 1% de outros gases.
f) Reação química - reação de oxidação do combustível pelo oxigênio do ar.

PONTO DE FULGOR
É a mínima temperatura em que os vapores do combustível aquecido com a aproximação de uma fonte externa de calor, entram em combustão, e retirada a fonte externa de calor a combustão cessa.
PONTO DE COMBUSTÃO
É a mínima temperatura emque os vapores de combustível aquecido com aproximação de uma fonte externa de calor, entram em combustão, e retirada a fonte de calor externa de calor a combustão continua (se auto alimenta).
PONTO DE IGNIÇÃO
É a temperatura da chama ou da fonte de calor; é a temperatura necessária para inflamar a mistura ou os vapores de combustível. Se elevar-mos o combustível acima do ponto de ignição,...
tracking img