David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776) foi um filósofo e historiador escocês. Foi, juntamente com Adam Smith e Thomas Reid, entre outros, uma das figuras mais importantes do chamado iluminismo escocês. É visto por vezes como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos, depois de John Locke e George Berkeley. O destaque dado ao trio Hume,Locke, e Berkeley, apesar de tradicional.
Juntamente com Francis Bacon e John Locke, David Hume é considerado um dos maiores filósofos ingleses e uma das maiores figuras do seu século.
Sua filosofia é empirista, ou seja, baseada na experiência humana.David Hume nega a supremacia da razão como instrumento do conhecimento e conduz sua reflexão para o caminho de reconstrução do conhecimentohumano a partir dos sentidos.
O empirismo de Hume é produto da reação contra o extremo racionalismo do século XVIII.Hume qualificara à si como sendo um cético e empirista para explicar a origem do conhecimento pelos sentidos.
Por essa razão, Hume foi considerado um empirista-materialista, pois, seu raciocínio parte do foco social pela leitura dos sentidos para se ter como produto oconhecimento.


Influências
Sua mais próxima influência pode ter sido sobre o amigo Adam Smith, se bem que, excluído o que concerne à sua teoria do conhecimento, a semelhança de pontos de vista entre os dois não permite sequer discernir quem mais influiu sobre quem. Hume vê fundamento da moral apenas no sentimento e Adam Smith que fala da "moral da simpatia". Hume no entanto não construiu um sistema,como fez Adam Smith.
Como é sabido, Kant atribuiu a Hume grande influência sobre suas idéias.
Sua influência é também exemplificada em Jeremy Bentham, um jurista e filósofo inglês do início do século XIX, que confessamente foi levado ao Utilitarismo (a teoria moral de que a conduta correta deve ser determinada pela utilidade de suas conseqüências ) pelo Livro III do "Tratado".
Em Locke e Humetem suas raízes o chamado "empirismo psicológico" e o "empirismo lógico": O primeiro é a teoria do conhecimento baseada na análise das funções subjetivas nele envolvidas. O empirismo lógico, por sua vez, fundamenta-se no empirismo psicológico: consiste na afirmação de que as palavras só têm significado na medida em que se referem a fatos concretos.
Influências Cícero, Virgílio, Horácio, JohnMilton, Berkeley, John Locke
Influenciados Kant, James Madison, Adam Smith, Augusto Comte, Karl Popper, Bertrand Russel, Wittgenstein, Positivismo Lógico, Filosofia analítica



Inspiração

No período que compreende sua passagem pelo famoso colégio teve como professor de ciências naturais e física um discípulo de Isaac Newton.Para tornar-se homem de letras e filósofo célebre, que era sua grandeinspiração



Política
Hume defende a origem divina do governo, dizendo que esse é necessário para a raça humana e foi desejado pelo Ser bondoso e Onisciente. O contrato original nasce do consenso entre um povo. Hume diz que o vigor dos membros e a coragem são a força natural de um homem. A obediência, depois de ser consolidade através de gerações, é aceita como natural. A autoridadeestabelecida surge de um ato de razão.
Um chefe impede a comunicação e o lazer e se mantém por causa da ignorância do povo. Assim foram fundados os governos, baseados no contrato original.

Hume fala que a disposição política das terras está em constante mudança, através da violência. E pergunta: Onde está o acordo mútuo? Então ele analisa as eleições. Hume fala que em Atenas ocorreu a maiordemocracia e entanto, o voto era limitado. Hume defende a idéia de que o governo não tem origem no consenso popular, como havia dado a entender, mas esse consenso nasce da força. A utopia da justiça é impossível pela natureza humana. O fluxo da vida torna necessário uma passagem de valores hereditariamente.
Era um liberal do partido Whig, favorável à união entre a Escócia e a Inglaterra de 1707. Sua...
tracking img