Teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

O desenvolvimento da cultura como decisão planejada e a transmissão de habilidades num sistema de relações sociais são capacidades singulares da espécie humana; daí a necessidade dohomem, como ser histórico, de formular questões sobre a origem e a razão do universo na busca do sentido da própria existência. Ao longo de sua história, a humanidade criou diferentes formas deconhecer e investigar a si próprio, aos seus semelhantes e a natureza ao seu redor. Para isso recorreu ao auxílio da magia, do mito e da religião e mais recentemente, à contribuição da ciência edatecnologia. Durante todos esses milênios o conhecimento sempre foi resguardado, moldado, aprimorado e cuidado pela filosofia. A busca de um conhecimento que transcende a realidade imediata constitui aessência do pensamento filosófico, que ao longo da história percorreu os mais variados caminhos, seguiu interesses diversos, elaborou muitos métodos de reflexão e chegou a várias conclusões, em diferentessistemas filosóficos. O conhecimento é o teor, além disso, é a forma de aprender a pensar. Assim sendo, nada melhor do que iniciar falando de Filosofia. Esse trabalho pretende fazer uma revisão dasorigens da Filosofia e da Teoria do Conhecimento, em um apanhado geral, suas correntes e representantes, de modo que se torne mais fácil a sua compreensão.

Teoria do Conhecimento na Antiguidade.Podemos perceber que os Filósofos gregos deixaram algumas contribuições para a construção da noção de conhecimento:
a. Estabeleceram a diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectualb. Estabeleceram diferença entre aparência e essência.
c. Estabeleceram diferença entre opinião e saber
d. Estabeleceram regras da lógica pra se chegar à verdade

Teoria do Conhecimento naIdade Moderna.
A primeira revolução Científica trouxe várias mudanças para o pensamento, dentre as quais podemos destacar a mudança da visão teocentrista (Deus é o centro do conhecimento), para visão...
tracking img