Como se expressam os genes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 16 (3952 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5.1 Como se expressam os genes
1 - A natureza química do material genético
O ácido desoxirribonucleico é conhecido pela sigla DNA, que se tornou famosa nas duas últimas décadas, principalmente devido á popularização dos exames para identificação de pessoas. No meio científico, porém essa sigla já era bem conhecida desde o inicio da década de 1950, quando se comprovou que o acidodesoxirribonucléico é o material genético.
Nas últimas cinco décadas, os processos no estudo do DNA foram enormes: sua estrutura molecular foi determinada, o código genético foi desvendado e descobriu-se como as informações codificadas no DNA são traduzidos em mensagens que controlam o funcionamento celular. Além disso, foram desenvolvidas técnicas sofisticadas de análise e de manipulação de moléculas de DNAque possibilitam a criação de novos campos de pesquisa e de novas tecnologias.
O estopim de toda essa revolução nos conhecimentos genéticos foi a publicação do artigo intitulado Estrutura molecular do ácido nucléico: uma estrutura para o ácido nucléico desoxirribose, de autoria dos pesquisadores James Watson e Francis Crick.
Eles reuniram uma série de informações obtidas por diversospesquisadores ao longo de décadas de trabalho experimental e desenvolveram com sucesso um modelo para a molécula de DNA. Segundo o modelo, o DNA é uma dupla-hélice, constituída por duas cadeias de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três componentes: um grupo de fosfato, um glicídio e uma base nitrogenada, unidos nessa ordem. Por convenção, a sequencia de nucleotídeos de uma cadeia de DNA éreferida pela sequencia de suas bases nitrogenadas simbolizadas pelas letras A, C, G e T.
2 - Os genes e a síntese das proteínas
O que é um gene?
O termo gene foi criado pelo pesquisador dinamarquês Wilhem Ludvig Johannsen, em 1909. Desde então, muitas definições de gene foram propostas. Uma definição de gene bem aceita pelos geneticistas é: gene é uma sequência de nucleotídeos do DNA que pode sertranscrita em uma versão de RNA.
De acordo com essa definição, o segmento de DNA humano que transcreve o RNA responsável pela sínteses da cadeia alfa da hemoglobina é um gene; o segmento de DNA que codifica a cadeia beta é outro gene. Os segmentos de DNA que codificam cada uma das moléculas de RNA que não são traduzidas em proteínas, como os RNAt e os RNAr, também são considerados genes. Deacordo com essa definição, os genes se expressam por meio da transcrição gênica, como é denominado o processo de síntese de RNA que tem por modelo o DNA.

Transição gênica
A transição de um RNA tem início quando a enzima polimerase do RNA se encaixa em uma sequência especial de bases nitrogenadas do DNA denominada região promotora do gene. Nesse local ocorre o início da separação das duas enzimasda molécula de DNA, processo necessário para a transcrição. A enzima passa, então, a orientar o pareamento de ribonucleotidios com as bases nitrogenadas da cadeia de DNA-molde, unindo –os á medida que eles são ordenados.
Dessa forma, a polimerase do RNA percorre o segmento de DNA e copia uma de suas cadeias em uma molécula de RNA, cuja sequencia de bases nitrogenadas é rigorosamente complementará da cadeia de DNA que serviu de modelo. Ao atingir uma sequencia especial de bases nitrogenadas é rigorosamente complementar á da cadeia de DNA que serviu de modelo. Ao atingir uma sequencia especial de bases do DNA,denominada sequência de término de transcrição, ocorre desligamento da polimerase do RNA da molécula de DNA-molde e a transcrição se completa
Papel dos RNAs na sintese deproteínas
Três tipos básicos de moléculas de ácido ribonucléico [RNA] participam diretamente dos polipeptidios nas celulas de todos os seres vivos; RNA ribossomico [RNAr], RNA trasportador [RNAt] e RNA mensageiro [RNAm].
Os RNA ribossomicos constituem, juntamente com certas proteinas, minusculos grânulos citoplasmaticos denominados ribossomos, sobre os quais ocorre a interação entre RNA mansageiro e...
tracking img