Teoria do caos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria do Caos está particularmente interessada em explicar como as diversas categorias e seus componentes mudam ao longo do tempo, e compreender os fenômenos turbulentos dos sistemas.
Um dosconceitos-chave desta teoria é a demonstração da impossibilidade de se fazer previsões que não sejam no curto prazo, pois o comportamento desses sistemas dinâmicos é extremamente sensível às suascondições iniciais tanto internas quanto externas. Além disso, ela propõe que é possível reconhecer padrões qualitativos similares dentro da gama infinita de estados futuros. Desta forma, o estudo dos sistemascaóticos apresenta uma nova maneira de pensar e lidar com o futuro, especialmente no contexto das organizações.
A maioria dos fenômenos que observamos na natureza e no comportamento humano tem, de umlado, características de ordem e estabilidade, e, de outro, de desordem e irregularidade – mudanças abruptas no clima, reações bioquímicas complexas, movimentos irregulares no preço das ações e nastaxas de câmbio.
Também no mundo dos negócios as empresas estão sujeitas a distúrbios externos e internos, imprevisíveis e incontroláveis, e operam sob condições de risco e incerteza, com informaçãoincompleta e limitada. Ainda que inseridas neste ambiente turbulento, as organizações utilizam tradicionalmente, na tomada de decisão, modelos que assumem pressupostos de previsibilidade,racionalidade e controle. Neste contexto, a consideração de teorias alternativas ao pensamento tradicional mecanicista e cartesiano é mais uma opção oferecida aos administradores para um melhor entendimento dossistemas dinâmicos complexos como as organizações.
Segundo STACEY (1991): “(...) em sua definição científica, o Caos não significa desordem absoluta ou uma perda completa da forma. Ele significa quesistemas guiados por certos tipos de leis perfeitamente ordenadas são capazes de se comportar de uma maneira aleatória e, desta forma, completamente imprevisível no longo prazo, em um nível...
tracking img