Teoria do bolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria do Bolo Econômico
Quando os poucos que têm muito comem tudo, deixando os farelos para os muitos que têm pouco.
Desde que Goebbels lançou o mote "de tanto se repetir uma mentira, ela acabase transformando em verdade, em contrapartida para alguns poucos argutos observadores da realidade, ficou fácil identificar esse lugar-comum na retórica usada pela elite predadora quando concretiza oprocesso de iludir o “Zé Povinho”.
É o caso, por exemplo, da Teoria do Bolo Econômico – “primeiro crescer, depois repartir”, popularizada nos anos 70 do século passado, aqui no Brasil, por ninguémmenos que Delfim Neto.
Aliás, esse processo de iludir é um dos meios por intermédio dos quais o jogo do poder é jogado pela elite predadora configurando, assim, o retrato em negativo da seleção dosmais aptos – em certo momento específico da história – conforme pensado por Herbert Spencer na esteira do pensamento darwiniano, jogo esse bancado via estratagemas, ou seja, idéias que são usadasretoricamente para obter e, uma vez obtida, prolongar a exploração do “Zé Povinho”.
No caso da “teoria do bolo econômico” tal idéia, uma vez surgida, qual “meme” – um análogo cultural do gene na genética -,como descrito por outro darwiniano, Richard Dawkins, terá uma sobrevida útil proporcional à nossa incapacidade em destruí-la. Na verdade esse “meme” vai, por sua vez, se replicar infinitamente emambiente fértil, qual seja aquele formado por pessoas sem escrúpulos mais os inocentes úteis.
Em outras palavras, mas mantendo o mesmo sentido, assim é que uma idéia econômica – fruto da mais ilegítimaelite predadora – nasce, sobrevive e vem constituindo, desde então, o arsenal que a elite predadora usa para explorar, seja porque não tem noção daquilo do qual está fazendo parte, seja por purocinismo, deliberadamente. É a teoria do bolo econômico.
Para os defensores da Teoria do Bolo Econômico, quanto mais ele crescer, mais pessoas comem. Como essa idéia funciona na prática?
Funciona assim:...
tracking img