Friedrich froebel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Friedrich Froebel viveu nos anos de (1782-1852), suas idéias é destaque no cenário educacional moderno. Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar a etapa da infância como sendo deimportância decisiva na formação das pessoas. Ele achava que na infância o ser ainda não era corrompido pelo convívio social e por isso era possível a partir daí tornar os homens melhores e com maiorigualdade.
Foi o criador dos jardins de infância (Kindergarten), em alemão, kind significa criança e garten significa jardim destinado aos menores de oito anos, o nome “jardim de infância” se relaciona a umprincípio dele juntamente com outros pensadores de seu tempo, de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de forma saudável.
Defendia umensino sem obrigações, pois o aprendizado depende do interesse de cada um e se faz por meio da prática.
Duas tendências históricas são essenciais para a compreensão da obra de Froebel. Uma é avalorização da infância que passou, entre os séculos 18 e 19, a ser encarada como uma fase da vida com particularidades bem marcantes e com duração longa (é dessa época também o surgimento do conceito deadolescência). Havia pouco tempo, era comum que meninos europeus de sete anos entrarem para as Forças Armadas. Cerca de um século antes do nascimento de Froebel, tamanha era a mortalidade infantil que ainfância não passava de um período de "teste" para candidatos a adultos. Na Idade Média, segundo o historiador francês Philippe Ariès, a idéia de infância simplesmente não existia: as crianças eramadultos à espera de adquirir a estatura "normal".
Outra tendência histórica marcante do período em que Froebel viveu foi o individualismo burguês, simbolizado pela figura de Napoleão, que encarnava oideal do homem que se fez sozinho e se tornou imperador da França.
As técnicas utilizadas hoje em educação infantil devem muito a Froebel, que entendia já naquele tempo que as brincadeiras são o...
tracking img