Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Teoria Geral de Sistemas
Há anos, pessoas perceberam que há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares. Estas mesmas pessoas perceberam que algumas características e regras aconteciam em todas as áreas.
Assim, surgiu a definição de Sistema, que é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivocomum. Isto quer dizer que todas as áreas do conhecimento possuem sistemas. E que os sistemas possuem características e leis independentemente da área onde se encontram.
Sistema é, portanto, uma forma lógica de apreensão da realidade. Ao se formular sistemas, não se busca um “reflexo” do mundo real, mas sim a descrição daqueles “traços” da realidade, cujo conjunto permite a percepção de umacondição de ordem e a proposição de uma forma operativa voltada para um dado objetivo. Nestes termos, Metherbe (1986), define sistema como uma “coleção de entidades” ou coisas, relacionadas ou conectadas de tal modo que “formam uma unidade ou um todo” ou na visão de Law & Kelton (1991) que “propiciem a consecução de algum fim lógico a partir dessas interações conjuntas.”
Cada componente se relacionapelo menos com alguns outros, direta ou indiretamente, de modo mais ou menos estável, dentro de um determinado período de tempo, formando uma rede casual. As entidades podem ser tanto pessoas, máquinas, objetos informações ou mesmo outro sistema, no caso, subsistema.
Exemplos de sistemas:
Carro, corpo humano, computador, uma empresa
1.1 Características de Sistemas
Todo sistema devepossuir 4 características básicas:
a) Elementos
b) Relações entre elementos
c) Objetivo comum
d) Meio-ambiente
Exemplo: Um carro possui elementos tais como sistema elétrico, motor, chassis, rodas e carroceria. As relações entre os elementos são estruturais (uma parte acoplada ou integrada a outra) ou funcionais (uma parte desempenhando trocas com outra). O objetivo comum é alocomoção.
O meio-ambiente é o que está fora do sistema, ou seja, não pode ser controlado pelo sistema. Entretanto, o sistema pode trocar “coisas” com o meio-ambiente (energia, produtos, materiais, informações) e por isto, dizemos que o sistema pode influenciar o meio-ambiente e vice-versa.

Por exemplo: O meio-ambiente de um carro inclui a pista ou estrada, postes e árvores, edificações,placas e sinaleiras, outros carros, o clima e a natureza (ex: chuva), etc. Um exemplo de troca é a de combustível (meio para sistema) e gases poluentes (sistema para meio).
Às vezes, é difícil determinar o que está fora ou dentro do sistema. Por exemplo, os alunos de uma universidade são elementos do sistema “universidade” ou são meio-ambiente. Para tirar esta dúvida (e outras), verifique se osistema pode controlar este elemento. Se sim, ele será um elemento do sistema. Se não, ele será um elemento do meio-ambiente. Neste exemplo, a universidade não pode controlar que o aluno venha à aula, portanto os alunos são parte do meio-ambiente.
Um cuidado: a universidade pode influenciar (persuadir) o aluno a vir às aulas, mas não tem controle sobre esta decisão do aluno.
1.2 Tipos de SistemasHá diversas classificações para sistemas. Eis algumas:
a) Concretos X Abstratos
Sistemas concretos existem fisicamente; abstratos, são modelos ou representações do mundo físico
b) Naturais X Artificiais
Sistemas naturais existem na natureza e artificiais foram criados ou inventados pelo Homem.
c) Abertos X Fechados
Sistemas abertos realizam trocas com o meio-ambiente; sistemas fechados,não.
1.3 Leis Universais dos Sistemas
Estudiosos da Teoria Geral de Sistemas identificaram regras ou normas ou leis que acontecem a todos os sistemas, independente da área, ou seja: todo sistema respeita estas leis. Elas são:
a) “Todo sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistemas (e isto ocorre infinitamente)”.
Os elementos de um sistema são também sistemas. Por exemplo, o motor...
tracking img