Avc(acidente vascular cerebral)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente Vascular Cerebral (AVC, AVE)
O que é?
O AVC ou popularmente conhecido como derrame cerebral, pode ser compreendido como uma dificuldade em maior ou menor grau do fornecimento de sangue eseus constituintes para uma determinada área do cérebro. Ele ocasiona uma lesão parcial ou total dessa área atingida tendo como conseqüência a perda ou diminuição das respectivas funções. Funções essasque podem comprometer a coordenação e/ou a motricidade dos membros, o comportamento do indivíduo (confusão mental, agressividade), perda ou dificuldade de fala, entre outras alterações.
Existembasicamente 2 tipos de AVC:
* Isquêmico: considerado o tipo mais comum de AVC (80%), ele ocorre quando não há passagem de sangue para uma determinada área, por uma obstrução do vaso ou redução dofluxo sanguíneo. Nesta modalidade de AVC, podemos destacar casos em que o paciente apresenta o episódio associado ou não a uma sequela, porém em menos de 24 horas o paciente consegue recuperar suanormalidade. Este tipo de AVC é o chamado de "Transitório".
* Hemorrágico: quando existe um rompimento de um vaso sanguíneo, ocorrendo o extravasamento do sangue em uma determinada área do encéfalo. Namaioria dos casos, este tipo de AVC é causado por um descontrole da Pressão Arterial.
Consequências funcionais do AVC
A perda de função que acompanha com frequência uma AVC afeta os sistemas tantofísicos quanto psicológicos. Mais de 50% das pessoas que sofrem um AVC desenvolverão depressão significativa. A probabilidade de um segundo AVC também aumenta como resultado de continuar adotando umestilo de vida doentio.
Muitos que sobrevivem a um AVC necessitam de uma assistência extensiva pois há uma alta incidência de lesão por quedas, espasticidade, perda de memória, afasia, apnéia do sono,lombalgia, estresse, depressão e isolamento social.
A principal consequência fisiológica do AVC é a perda de massa muscular funcional. A maioria dos paciencientes mostram alguma perda residual de...
tracking img