Teoria de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Abordagem Sistêmica da Administração

O biólogo Ludwing Von Bertalanffy elaborou no final da década de 50 uma teoria interdisciplinar com a criação de um modelo geral “ teoria dos sistemas”
A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque . A abordagem clássica passou por outras abordagens até a abordagem sistêmica. A abordagem clássica haviasido profundamente influenciada por três princípios intelectuais. Reducionismo, pensamento analítico e mecanicismo.

Reducionismo
É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades indivisíveis.
O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem dentro de jaulas mentais sobre um determinadoassunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em diretórios, e para cada assunto teria um único diretório.

Pensamento Analítico
Utilizado pelo reducionismo para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes simples, que são mais facilmente explicadas, para posteriormente as explicações dar solução do todo. Sãomanifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.

Mecanicismo
É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. O meio ambiente era subtraído na explicação das causas. Por outro lado às leis de causa e efeito não preveem as exceções, e osefeitos são totalmente determinados pelas causas.
A revolução da abordagem sistêmica.
Abordagem Clássica                  Abordagem Sistêmica 
Reducionismo                         Expansionismo
Pensamento Analítico                   Pensamento Sintético
Mecanicismo                                Teleologia

Expansionismo
É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de umfenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com a totalidade.
Abordagem sistêmica “Visão voltada para o todo”.

Pensamento Sintético
É oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha diretamente com o todo,
É explicado em termos do papel que desempenha nessesistema maior.
Os órgãos do corpo humano são ditos pela função que desempenham e não pelas estruturas moleculares de que são constituídas.

Teleologia
É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos. O comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizadoscomo entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.

Informática e administração
Cibernética
A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclarecer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”.A idéia era juntar e não separar.Reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, para criar uma ciência para orientar odesenvolvimento de todas as outras
Maior intercâmbio de descobertas nas áreas brancas entre as ciências.
As aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente à administração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, comunicação e autocontrole fazem partes integrantes da linguagem utilizada na administração.
Definição de cibernética, éa ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina. Comunicação torna os sistemas integrados, e o controle regula seu comportamento. Permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ser aplicadas a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.Cibernética é ciência da...
tracking img