Etica e nicomaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - TRIBOS DE ISRAEL

Tribo de Israel (do hebraico שבטי ישראל) é o nome dado às unidades tribais patriarcais do antigo povo de Israel e que de acordo com a tradição judaico-cristã teriam se originado dos doze filhos de Yaacov (Jacó), neto de Abraham (Abraão).

As doze tribos teriam o nome de dez dos filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef(José), abençoados por Yaacov como seus próprios filhos. Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim. Apesar desta suposta irmandade as tribos não teriam sido sempre aliadas, o que ficaria manifesto na cisão do reino após a morte do rei Salomão. Com a extinção do Reino de Israel ao norte, dez das tribos desapareceriam e adeterminação do seu destino até hoje é objeto de debate. As outras tribos restantes (Judá, Benjamim e Levi constituiriam o que hoje chama-se de judeus e serviria de base para sua divisão comunitária (Yisrael, Levi e Cohen).

As "Doze Tribos" também pode ser pronunciada por alguns como "Treze tribos", levando em consideração que os filhos de José (Manassés e Efraim), que teriam sido considerados porseu avô (Israel), como seus próprios filhos, ficando ao invés de 12, 13 tribos.

Após a morte de Salomão houve a divisão e formaram-se dois reinos, o reino do Norte, cuja capital era Siquém, e o reino do Sul que tinha Jerusalém como capital. O reino do norte, também chamado reino de Israel, compreendia 10 tribos, e o reino do sul, chamado também de Reino de Judá, era formado por duas tribos.1. Reino de todo o Israel, com as 12 tribos

1021–1000 Saul

▪ Saul era da Tribo de Benjamim, foi escolhido pelo povo e reinou, ungido pelo profeta Samuel e reinou por 40 anos.
▪ Em seus primeiros anos, Saul apareceu como um homem revestido de humildade e autodomínio. Contudo, com o correr dos anos seu caráter mudou. Tornou-se obstinado, desobediente a Deus, ciumento,odiento esupersticioso. Sua raiva voltou-se contra Davi, o jovem guerreiro que matou o gigante Golias e que servia como músico da corte. Muitas vezes Saul tentou assassinar a Davi, enciumado pela popularidade deste (1 Samuel 18:5-9; 19:8-10).Deus, porém, secretamente havia escolhido a Davi para ser o próximo rei, e prometeu o reino à família de Davi para sempre (1 Samuel 16:1-13; 2 Samuel 7:12-16). Nãoobstante, Saul continuou comorei por muitos anos. Após a morte de Saul, o rei Davi trouxe a arca da aliança para Jerusalém (cf. Deuteronômio 12:1-14; 2 Samuel 6:1-11). Tratava-se de uma caixa de madeira contendo as tábuas de pedra nas quais Deus escrevera para Moisés os Dez Mandamentos. Os israelitas a haviam transportado consigo durante os anos de peregrinação no deserto, e prezavam-na como um objetosagrado. Abrigando a arca, a capital do reinode Davi se tornaria o centro espiritual da nação, bem como o seu centro político.



▪ Arca da Aliança.
▪ Ela era guardada no Santo dos santos do templo em Jerusalém. Desapareceu quando as tropas de Nabucodonosor arrasaram a cidade em 586 a.C.

1000–962 David
▪ Davi, de Belém, Tribo de Judá. Reinou 40 anos: 7 em Hebrom e 33 anos emJerusalém. Joabe conquista a Fortaleza de Jebus. (1 Cr 11.7)
▪ Era temente a Deus, conquistou a lealdade de seu povo e muitos territórios. Cometeu muitos pecados e as consequências caíram sobre ele, sua família e o povo. Seu filho Salomão assumiu o trono.
▪ Davi reunia as qualidades que o povo buscava — habilidade militar, sagacidade política e agudo senso de dever religioso. Havia tornadoIsrael a nação mais forte e mais segura do que nunca antes. Mas Davi era um ser humano, com fraquezas como toda gente. Ele entretinha a idéia de iniciar um harém, à semelhança dos outros reis, e planejou o assassínio de um oficial de seu exército com o fito de casar-se com a esposa dele, a qual havia seduzido. Fez um recenseamento dos homens de Israel porque já confiava mais na força do seu...
tracking img