Industria suco laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Projeto de Instalações Industriais (2ª Etapa) – Processamento de suco de laranja







Docente:
Prof. Dr. Renato Alexandre Ferreira Cabral
Discentes:
Ana Paula Nakamoto
Hayana Nakashima
Letícia Lumi Yamashita
Vanessa Lemos Alves

Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos – 18/11/11


IBILCE-UNESP



2ª Etapa - Projeto: Processamento de suco delaranja

1. Propriedades físicas do fluido e sua importância no processo
O suco que passará pelo tratamento térmico permanece em um tanque de recepção, construído de aço inoxidável AISI 304. Depois o pasteurizador é alimentado com o produto.
A pasteurização é conduzida em trocador de calor a placas, equipamento com várias placas de aço inoxidável AISI 304, com acabamento sanitário emtodas as sessões em contato com o fluido de processo, dispostas verticalmente em uma estrutura rígida com três seções de troca térmica (regeneração, aquecimento e resfriamento) e de um tubo de retenção, onde o fluido de processo (suco com 10°Brix) entra em contato com vapor de água e em seguida é resfriado em contato com etileno-glicol. O suco permanece a uma temperatura de 92°C, durante 45 segundos.As placas individuais estão separadas por juntas que formam o limite de circulação dos fluídos e que se distribuem na periferia das mesmas. Também estão ligadas entre si, alternadamente, através de tubulações. Dessa maneira, é possível que em placas alternadas, circulem o fluido a ser tratado termicamente (leite) e o fluido de troca de calor (água quente ou fria), na temperatura desejada.Como as placas são finas e apresentam uma grande área superficial, normalmente com rugosidades na superfície interna, um regime turbulento é estabelecido, otimizando o processo de troca térmica.
As tubulações, curvas e conexões, por onde escoa o fluido de processo são de material aço inoxidável. Já as dos fluidos de aquecimento e resfriamento são de aço-carbono.
O suco a ser pasteurizado ébombeado por bomba construída em aço inoxidável, nas partes que entra em contato com o produto, apresentando estrutura e motor elétrico de acionamento. A bomba de água quente é construída em aço-carbono.
O sistema gerador de água quente, alimentado por energia elétrica, fornece água quente ao pasteurizador.
A válvula de retorno automático controla automaticamente a temperatura e adireção do fluxo do produto. Caso haja alteração da temperatura de trabalho, ele impede a passagem do suco não pasteurizado para a etapa seguinte.
Tendo sido elevado a altas temperaturas, o fluido de processo passa pelo resfriamento com água quente, a qual é gerada por um sistema composto por motor elétrico, correia, compressor de refrigeração, tubulação de cobre, serpentina de cobre, conexões,termostato pressostato, válvula de expansão, válvula solenóide, painel de controle e gás refrigerante, que opera resfriando o etilenoglicol (capaz de manter-se no estado líquido em baixas temperaturas). Este líquido será bombeado, através de bomba centrífuga de aço-carbono, para o setor de resfriamento do pasteurizador, promovendo o choque térmico do produto.
Após a pasteurização, o suco étransferido para um tanque pulmão, o qual alimentará o evaporador.

2. Fluxograma mecânico
[pic]
3. Dimensionamento dos equipamentos
Para o dimensionamento dos equipamentos, o suco de laranja foi considerado como uma solução de sacarose com 10°Brix e utilizou-se a apostila de referência de operações unitárias, fenômenos de transporte e termodinâmica.
3.1. Trocador de calor
As propriedadesfísicas, parâmetros utilizados e equações para os cálculos encontram-se em anexo.
O trocador utilizado no dimensionamento foi o modelo Front-line – Front 10 da Alfa Laval, modelo Chevron de aço inox AISI 316, área superficial de 0,62 m², dimensões 1500 x 500 mm, espessura de 0,6 mm, diâmetro das conexões de 76 mm, comprimento do suporte de 1,402-5,002 m e espessura das gaxetas de 6mm.
Desta...
tracking img