Teoria de piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Estudante: Deborah B. Silva
Professor: Romero Antonio
Curso: Pedagogia Ed. do Campo, 2012.1 (noite)
Disciplina: Psicologia da Educação

Análise sobre a teoriado desenvolvimento
Humano de Jean Piaget

Sua teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência.
Jean Piaget,em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento.
Ele dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades dopensamento, o que, por sua vez, interfere do desenvolvimento global.
Como solicitado, abaixo descreverei exemplos que foram observados dos quatro estágios desse desenvolvimento:

SENSÓRIO-MOTOR (0 a 2anos, aproximadamente*)

A criança não tem conceito nem representação do que seria o objeto, mas ela começa a fazer esquemas para representar mentalmente esses objetos, estabelecendo esses "esquemasde ações" sobre os objetos, isso lhe permite construir um conhecimento físico da realidade, ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua organização psicológica básica. Para Piaget nesse períodohá existência de inteligência antes da linguagem.

Criança de 10 meses:

1º observação: Quando lhe foi entregue um brinquedo que produz som, logo a criança já conseguiu assimilar que apertando obotão o som voltava.

2º observação: A criança estava brincando com um determinado objeto, ao escondê-lo embaixo de uma almofada, logo levantou a mesma sabendo que objeto encontrava-se abaixo dela.PRÉ-OPERATÓRIO (2 a 7 anos, aproximadamente*)

É nesta fase que surge na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, através da função simbólica. Nesteestágio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), estágio...
tracking img