Catastrofismo x ceticismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS


RESUMO DE GEOGRAFIA

Trabalho apresentado para a disciplina de Geografia, ministrada pelo Prof. José, no âmbito do curso técnico em Mecatrônica da Unidade de Varginha - Campus VIII - do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais como um trabalho para o terceiro bimestre de 2011.
Trabalho apresentado para a disciplina deGeografia, ministrada pelo Prof. José, no âmbito do curso técnico em Mecatrônica da Unidade de Varginha - Campus VIII - do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais como um trabalho para o terceiro bimestre de 2011.

VARGINHA - MG
2011
Catastrofismo X Ceticismo

Existe uma séria controvérsia sobre o aquecimento global. Ela opõe duas teses. A que diz que continuará inevitável élargamente majoritária na comunidade cientifica, e foi legitimada pelas Nações Unidas, que diz que a ação humana modifica o clima. A outra, segundo a qual o planeta estará mais frio dentre duas décadas , pois o clima esta sendo muito mais determinado por radiações cósmicas do que por ações humanas, é defendida por uma minoria de pesquisadores chamados céticos.
Essas discussões tem que serprimordialmente cautelosas e ponderadas, pois são assuntos de um alto nível técnico. E não deve haver melhor contribuição para esse momento do que ideias do que o "catastrofismo esclarecido” proposto pelo matemático francês Jean Pierre Duspuy, professor de filosofia na Politécnica de Paris e na universidade Stanford.
Baseando-se em seus estudos sobre o processo de discussão nuclear, Duspuy insiste que oscomportamentos dos agentes com o poder de decisão só se alteram se eles realmente acreditarem no pior. Assim, o simples anúncio do futuro pode modifica-lo, desde que seja crível. Com a ação dos seres humanos sobre a biocapacidade dos ecossistemas, só haverá uma esperança: se a inevitabilidade da catástrofe for assumida conscientemente pelos políticos.

Afinal o que causa o aumento na temperaturaPor todos os cantos do mundo há registros de eventos climáticos radicais. No último ano as variações na temperatura foram extremas e as chuvas castigaram vários continentes. Afinal quem é o culpado por esses eventos climáticos que tem acontecido em todo o mundo? Eis aqui alguns suspeitos:
- Suspeito número 1 – efeito estufa
Os gases preservam o calor na superfície, acumulado durante o dia,sendo que sem estes, o calor não iria ficar retido.
- Suspeito número 2 – aquecimento global
Os cientistas dizem que em 100 anos, os termômetros subiram cerca de 0,5 °C e os eventos climáticos se tornaram mais frequentes. Climatologistas sugerem que a única de forma de interromper essa tendência é cortar em 60% a emissão de gases do efeito estufa.
- Suspeito número 3 – O homem
Segundo o IPCC, aprincipal causa do aumento na emissão de gases é a ação do humana. Desde a revolução industrial, o homem já lançou mais de 10 milhões de toneladas da GEE
- Suspeito número 5 – El niño
O fenômeno El Niño foi batizado com a expressão espanhola por conta das águas quentes que aparecem todos os anos na costa norte do Peru na época do Natal. Os pescadores da região deram o nome inspirado no NiñoJesus (menino Jesus). Velho conhecido de todos, e que bagunçou o clima do mundo inteiro. Os eventos têm uma tendência de se alternar de cada três a sete anos.
- Suspeito número 6 – La Niña
El Niño e La Niña são fenômenos opostos. Costuma acontecer em intervalos de dois a sete anos, mas vem ocorrendo em menor quantidade que o El Niño nas últimas décadas. Estudiosos afirmam que ela é, provavelmente,a grande responsável pelas inundações recentes da Austrália e nas Filipinas, pelas chuvas na Venezuela e na Colômbia em dezembro de 2010 e pela terrível enchente no Paquistão em agosto.

- Suspeito número 7 – HAARP e o período das armas climáticas
A estação do HAARP é formada por um sistema transmissor de alta frequência e um conjunto de 180 antenas que rebatem o sinal para o céu numa...
tracking img