Projeto lombalgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………............
2. MATERIAIS E MÉTODOS…………………………………………………………….............

1. Amostra…………………………………………………………………………………..............
2. Critérios de Inclusão e Exclusão………………………………………………………............

3. REFERENCIAL TEÓRICO…………………………………………………………….............

1. Estrutura daColuna…………………………………………………………………….............
2. Cinesioterapia……………………………………………………………………………...........









































1. Introdução



A Indústria da Construção Civil é uma das que apresenta as piores condições de segurança e saúde, em nível mundial. (SILVA, FILHO e SILVA, 2009)
A atividade na construção civil segundo, Saad (2008) “caracteriza-se pela utilização de trabalho braçal, pouco mecanizado,consistindo de tarefas árduas e muitas vezes complexas, realizadas por trabalhadores com pouco ou nenhum treinamento prévio. O aprendizado ocorre com a inserção direta do trabalhador no canteiro de obras, onde aprende a função através da observação dos colegas de trabalho que geralmente acarreta na aquisição dos vícios de trabalho que o trabalhador observado apresentava.”
Durante as atividadeslaborativas, adotar posturas e realizar movimentos corporais inadequados causam sobrecargas na coluna lombar gerando grande incidência de lombalgias, levando a uma série de transtornos físicos e prejuízos de ordem financeira, causados pelo absenteísmo, diminuição da produtividade e, consequentemente dos lucros empresariais. (CHUNG, T.M, 1999)
A permanência em determinadas posições, a fadigapelo gesto repetitivo ou a hipotonicidade de músculos provenientes ao desuso, causam uma transferência excessiva de cargas na estrutura passiva da coluna vertebral, provocando dor. (Costas e Palmas, ...)
Uma das queixas mais comuns da população é a lombalgia, segundo a Organização Mundial da Saúde (2007) cerca de 80% dos adultos terão pelo menos uma crise de dor lombar durante a sua vida, e90% destes apresentarão mais de um episódio.
A lombalgia é a causa mais comum de absenteísmo no trabalho em países desenvolvidos, causando além de um problema médico, um déficit econômico. (Gouveia e Gouveia, 2008)
No Brasil, as dores de coluna são a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez, conforme dados da Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho de São Paulo, só perdendopara acidentes de trabalho em geral. (Costa e Palmas, ...)
A grande maioria das lombalgias é caracterizada por dor lombar músculo-esquelética inespecífica nas costas atribuída a uma tensão muscular, deslocamento tensional lombossacro, deslocamento tensional miofacial e ainda dor mecânica causada por anormalidades musculares. (PIRES e SAMULSKI, 2006)
O tratamento fisioterapêutico tem comoobjetivo principal controlar o quadro álgico, melhorar a qualidade de vida e possibilitar o retorno às atividades funcionais. Porém não menos importante é tratar a causa do problema, se esse estiver diagnosticado (BRIGANÓ; MACEDO, 2005)
Macedo e Briganó (2009) afirmam “que o principal objetivo do tratamento da lombalgia crônica é o retorno ao trabalho e às atividades usuais". E ressaltam “queo tratamento consiste no controle dos sintomas e da restauração funcional.”
A dor lombar aguda, no entanto (menos de três semanas de duração), regride espontaneamente em uma semana, em 33% dos indivíduos, independentemente do tipo de tratamento, ou na ausência do mesmo. A partir da terceira semana, ocorre a recuperação em 75% dos casos, e, em torno dos dois meses, 90% dos casos estãorecuperados. (COSTA e PALMA …)
O exercício fisioterapêutico é um dos recursos fundamentais, cujo objetivo é melhorar ou restaurar a função de um indivíduo e prevenir disfunções. (KISNER, 2005; pag. 3)
A intervenção progride em uma sequência que resulta no treinamento das habilidades do paciente respeitando sua disposição para aprender posturas e...
tracking img