Os beneficios da acapunta auricular em pacientes com lombalgia aguda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - FACID
CURSO DE FISIOTERAPIA















ANTONIO JOSÉ SILVA











OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA AURICULAR EM PACIENTES COM LOMBALGIA AGUDA























TERESINA (PI)

2010

ANTONIO JOSÉ SILVA





















OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA AURICULAR EM PACIENTES COMLOMBALGIA AGUDA





Projeto de pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa da FACID como requisito para a conclusão do Curso de Fisioterapia.

Orientadora: Profª Cristina Cardoso da Silva.

















TERESINA (PI)

2010





SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03

1.1 Problema de Pesquisa ........................................................................................04

1.2 Hipóteses 04

1.3 Objetivos 05

1.4 Justificativa 06

2. REFERENCIAL TEÓRICO 07

2.1 Resgatando a história e saberes acerca da acupuntura 07

2.1.1 Acupuntura Auricular 082.2 Lombalgia 09

3. METODOLOGIA 11

4. CRONOGRAMA 14

5. ORÇAMENTO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

APÊNDICE 19

ANEXOS 22

| |


















1 INTRODUÇÃO







A Medicina Tradicional Chinesa vê a saúde como um equilíbrio energético, percebendo a importância dos nossos hábitos diários, em especial os alimentares, utilizando esseshábitos para a manipulação das condições do corpo na busca pelo equilíbrio. Ela vem assumindo cada vez mais um papel de destaque no mundo Ocidental, devido a sua boa relação custo/resultados, eficiência e aproximação global do ser humano, por isso está relacionada à alta taxa de sucesso em doenças provocadas pelo modo de vida atual como: tabagismo, dores crônicas, hipertensão, diabetes entre muitasoutras (WEN, 2004).

Dentre as técnicas utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa está a Acupuntura, uma nova especialidade do profissional fisioterapeuta, que tem história ininterrupta de desenvolvimento em todo o mundo. Apesar de ser originada há milhares de anos atrás, torna-se evidente a prática da acupuntura para diagnosticar e tratar com sucesso os problemas de saúde gerados peloestilo de vida do nosso século como: stress pelo excesso de trabalho, dores crônicas, fatores emocionais e dieta pobre em nutrientes (FLEISCHMAN, 2000).

Estudos feitos na área da acupuntura sistêmica deram origem à técnica de acupuntura auricular, que utiliza pontos localizados no pavilhão da orelha, pelo fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com osistema nervoso central, promovendo associação com outros pontos de acupuntura localizados em outras partes do corpo. Para Fleischman (2000), esse método possui vantagens por ser um tratamento rápido, teoricamente simples, de fácil aprendizado, econômico, prático e destituído de efeitos colaterais.

Uma das patologias que podem ser tratadas pela acupuntura é a dor lombar, uma importantecausa de incapacidade do aparelho locomotor, com prevalência elevada em todas as culturas, influenciando a qualidade de vida das pessoas. Estudos da Organização Mundial da Saúde (2007) revelam a dor lombar como um problema de saúde pública mundial, atingindo cerca de 80% das pessoas em algum período de suas vidas, causando graves conseqüências socioeconômicas. O termo lombalgia se refere à dor nacoluna lombar, sendo um dos sintomas mais comuns das disfunções da coluna vertebral.

Essa é uma disfunção que acomete ambos os sexos, podendo variar de uma dor aguda, se durar menos de quatro semanas; subaguda, com duração de até 12 semanas; e crônica, se persistir por mais de 12 semanas (PIRES; SAMULSKI, 2006).

De acordo com Erika Meirelles (2004), a dor lombar é importante...
tracking img