Como fazer resumo resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

É a condensação de conteúdo, sem análise crítica ou interpretação. Deve ter o mesmo vocabulário do autor e seguir a mesma ordem do texto.

O resumo deve ter:

a) brevidade;

b) claridade;

c) fidelidade.

[pic]RESENHA

Não deixa de ser uma condensação do texto, mas também há a análise interpretativa do texto lido. É um resumo crítico, pois deve existir uma apreciação críticasobre a obra.

Como fazer a resenha?

Primeiramente deve-se resumir o conteúdo e depois fazer a transição para a crítica, seguindo o esquema:

a) introdução;

b) desenvolvimento;

c) conclusão;

d) crítica (quando for feita a parte).

A resenha é muito utilizada em jornais e revistas. Se não houver segurança no tema é melhor chamar o trabalho de comentário ou fichamento.[pic]Diferença entre Resumo e Resenha

Alguns dicionários afirmam que resenha é uma "apreciação breve de um livro ou de um escrito", "texto breve, com apresentação e exame crítico de um livro ou de um escrito" e deve ser feita com base em algo que você leu, sendo permitido opinar (opiniões próprias) de forma crítica. Há certa controversa com relação ao conceito dicionarístico, já que a resenhapode ser elaborada com base em produções cinematográficas, por exemplo. Mas, o importante é que a finalidade básica da resenha é fazer uma análise, um exame, para em seguida emitir um julgamento, uma opinião. Toda resenha deve conter (a) um resumo, (b) uma análise, e (c) um julgamento.
De acordo com o Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca, a “resenha é um trabalho de síntese que revistas ejornais científicos publicam geralmente logo após a edição de uma obra, com o objetivo de divulgá-la. Não se trata de um simples resumo. O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. Já a resenha vai além, resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos. A resenha pode ser de um oumais capítulos, duma coleção ou mesmo dum filme. Apresenta falhas, lacunas e virtudes, explora o contexto histórico em que a obra fora elaborada e faz comparações com outros autores”.
Como se vê, como resumo crítico, a resenha só pode ser elaborada por alguém com conhecimentos na área, pois sua elaboração exige opinião formada. Além de resumir, o resenhista avalia a obra e, sustentandosuas considerações, procura embasá-las, ou com evidências extraídas da própria obra ou de outras das quais se valeu para elaborar a resenha.
Basicamente são quatro os tipos de resenha:
1. Resenha acadêmica: é um resumo de um determinado assunto abordado, de um texto ou palestra, etc. Após você ter acesso a este assunto, você deverá demonstrar o seu ponto de vista acerca do assuntoabordado, seria a sua visão do que foi abordado.
2. Resenha crítica: é aquela cujo objetivo é julgar o valor do texto, a sua beleza, a sua relevância. Responde basicamente à pergunta: O texto é bom?
3. Resenha temática: é aquela que fala de vários textos ao mesmo tempo, que tenham assuntos em comum. Basicamente, o objetivo é fazer um paralelo entre suas idéias e expor uma opinião sobreelas.
4. Resenha descritiva: é aquela cujo objetivo é julgar a verdade das proposições (idéias) do autor, investigar a consistência de seus argumentos e a pertinência de suas conclusões.Responde basicamente à pergunta: O que o autor diz faz sentido?
Ainda de acordo com o Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca, de uma boa resenha deve constar:
1. A referência bibliográfica da obra,preferencialmente seguindo a ABNT;
2. Alguns dados biográficos relevantes do autor (titulação, vínculo acadêmico e outras obras, por exemplo);
3. O resumo da obra, ou síntese do conteúdo, destacando a área do conhecimento, o tema, as idéias principais e, opcionalmente, as partes ou capítulos em que se divide o trabalho. Deve-se deter no essencial, mostrando qual é o objetivo do...
tracking img