Radiologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIOLOGIA INDUSTRIAL


Áreas de atuação e principais técnicas

O profissional poderá atuar em diversas áreas da Radiologia Industrial, dentre elas: setor de petróleo e petroquímico, papel e celulose, mineração, bebidas, transporte, raios-X em aeroportos, raios-X em portos (escaneamento de contêineres), metalurgia, eletromecânico, naval, automotivo, siderurgia, irradiação de alimentos,pesquisa, docência, etc.
A utilização destas fontes como medidores nucleares, permite às indústrias alcançar os rígidos parâmetros exigidos pelo mercado mundial, além de agregar mais qualidade aos produtos. As principais fontes radioativas utilizadas são o Césio-137, Cobalto-60, Amerício-241, Estrôncio-90, Criptônio-85 e Promécio-147. Medições on line de nível, densidade, umidade, peso, espessura egramatura são amplamente realizadas utilizando fontes radioativas.
Na industria de papel, por exemplo, que opera com medidas padronizadas, a utilização de técnicas nucleares garante que todas as folhas tenham a mesma gramatura. Na indústria de bebidas, as fontes de Amerício-241 vêm garantindo que as latinhas de cerveja e refrigerantes cheguem até nós com o nível correto. Na construção de estradassão utilizados medidores de densidade e umidade de solos.
No setor petrolífero, as técnicas nucleares são utilizadas na perfilagem de poços de petróleo que consiste na medida e registro contínuo de determinados parâmetros ao longo das paredes de um poço. Para isto, utiliza-se uma sonda de medição que é introduzida progressivamente na perfuração. A interpretação de gráficos resultantes ajuda adeterminar a localização, quantidade e produtividade de óleo e gás do poço. Nestas sondas utilizam-se fontes radioativas de Césio-137, Cobalto-60 e Amerício-Berílio-241.
A radiografia industrial é uma das técnicas nucleares mais empregadas na indústria, pois este tipo de ensaio não destrutivo assegura a integridade de vasos de contenção, caldeiras, tubulações e soldas em dutos onde serão aplicadasaltas pressões para o transporte de produtos como gases, óleos, entre outros. Esta técnica é considerada de importância vital na segurança e qualidade, tanto de produtos quanto do meio ambiente, para trabalhadores e público em geral. A radiografia normalmente é realizada através da radiação X ou radiação gama. Esta segunda alternativa é conhecida com gamagrafia, visto que são usadas fontes queemitem radiação gama. Em 90% das gamagrafias, a fonte utilizada é o Iridio-192, mas também existem outras fontes como o Selênio-75 e Cobalto-60. A gamagrafia industrial foi utilizada, por exemplo, em praticamente toda a extensão do gasoduto Bolívia-Brasil.
A irradiação industrial é outra importante aplicação das técnicas nucleares na indústria. Ela é usada, por exemplo, para aumentar a durabilidadede produtos como fios e cabos elétricos ou para esterilização de produtos médico-hospitalares, como seringas, luvas, cateteres, agulhas, implantes, suturas, cremes, cosméticos, etc. O setor gemológico utiliza a irradiação no beneficiamento de pedras preciosas, na indução de cor de topázio, quartzo, diamantes, citrilos e ametistas. Museus e bibliotecas também já podem se beneficiar com a irradiaçãode obras de arte e livros, com o propósito de preservação e conservação.
A irradiação de alimentos é um processo físico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento. O processo envolve a exposição do alimento, embalado ou não, a um dos três tipos de energia ionizante: raios gama, raios-x ou feixe de elétrons. Isto é feito em uma sala ou câmara especial deprocessamento por um tempo determinado. A fonte mais comum de raios gama utilizada é o Cobalto-60. A irradiação esteriliza os alimentos pela ionização do DNA dos microorganismos, que, por sua vez, são reduzidos ou completamente eliminados. Os processos de amadurecimento ou apodrecimento dos alimentos é retardado ou totalmente paralisado. Doenças como E.Coli, Listeria, Campylobacter, Cólera, Aftosa,...
tracking img