Teoria de king

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria de Imogene King
Trabalho apresentado, como requisito, para aprovação na disciplina Dimensões do Papel do Enfermeiro, do curso de Enfermagem da Universidade Unijorge ministrado pela orientadora Daiane.

Salvador, 04/2010

Sumário

●Citação ---------------------------------------------------------------------------------------------p. 4

●Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------p. 5

●Teoria de Imogene King -----------------------------------------------------------------------p. 7

●O Cuidar Apartir da Teoria de King ---------------------------------------------------------p. 11

●Aplicabilidade da Teoria de Imogene King no PSF--------------------------------------p. 13●Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------p. 16

●Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------------------p. 17

●Anexo I - (Denilton)---------------------------------------------------------------------------p. 18

●Anexo II - (Edileuza)--------------------------------------------------------------------------p. 25

●AnexoIII - (Evanigleidson)

●Anexo IV - (Jackson)--------------------------------------------------------------------------p. 28

●Anexo V - (Simone)---------------------------------------------------------------------------p. 30

●Anexo VI - (Sueli)-------------------------------------------------------------------------------p. 32

“Os indivíduos são seres sociais,

com sentimentos,racionais, perceptivos,

reativos, controladores,com propósitos

e orientados para a ação e no tempo...”

Imogene King

Introdução

Imogene king desenvolveu sua teoria durante os anos 70, momento muito propicio já que as enfermeiras buscavam identificar as bases para o conhecimento cientifico para a prática da enfermagem e o papel da enfermeira. King nasceu nos Estados Unidos em 1923. Completou aeducação básica em enfermagem em 1946, na escola de enfermagem do Hospital St. Jhn, em St. Louis,Missouri. Em 1948, tornou-se Bacharel em Ciência da Educação de Enfermagem, e, 1957, conquistou o título de mestre em Enfermagem. Durante este período trabalhou como consultora, desenvolvendo também atividades educacionais, administrativas e hospitalares, exercendo cargo de diretora da escola deEnfermagem de Ohio, subdiretora de enfermagem no St. John Hospital Scool .

Em 1961, obteve o título de Doutorado pela Universidade de Colúmbia, em New York,recebendo, também,em 1980, o título de doutor Honorário, Pela universidade Illinois.

Dedicou-se entre 1961 e 1966, a seu livro “Toward a Theory For Nursing:general Concepts of Human Behvior,”publicado em 1971.Neste texto ela fala da enfermagemcomo disciplina aplicada.Em 1981, com a publicação do seu segundo livro “A theory of nurssing systems,Concepts,Process”, ampliou a estrutura original e expandiu a bibliografia, relacionado os seus conceitos á estrutura de assistência à saúde. Faleceu em 24/12/2007.

King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que é o alcance de objetivos de saúde para o cliente.Para ela isso só pode acontecer através da interação e transação entre o enfermeiro e cliente, numa organização formada pelos sistemas pessoas, sistemas interpessoais e sistemas sociais. A meta dessa teoria é ajudar os indivíduos a manter um estado saudável e, assim, ajudá-los a desempenhar suas funções na sociedade. Os meios para alcançar uma meta comum variam em cada grupo profissional e deacordo com sues papeis e funções na sociedade. A meta global das enfermeiras é promover a saúde, prevenir a doença, e se preocupar com o doente.

A sistematização ajudará nas mudanças e complexidade das organizações de saúde, sendo, provavelmente, o modo mais adequado de estudar seres humanos em interação com o ambiente, por desenvolver uma estrutura conceitual de variáveis dependentes e...
tracking img