Teorias de enfermagem - Immogene King

2488 palavras 10 páginas
A norte americana Imogene M. King nasceu em 1923; formou-se em 1946, recebeu título de Bacharel em Ensino da Enfermagem em 1948. Também fez Mestrado em Enfermagem em 1957 e Doutorado em 1961, realizou estudos de pós-doutoramento em desenho de pesquisa, estatística e computadores. Com atuação na área da enfermagem médico-cirúrgica de adultos, ocupou cargos de alta relevância tanto na docência quanto profissional na área gerencial e atuação política.

King desenvolveu sua teoria durante o fim dos anos 60 e início dos 70, momento em que os enfermeiros buscavam identificar as bases para o conhecimento cientifico para a prática da enfermagem e o papel dessa profissão. A teoria de King baseava em conceitos a partir do foco central que é o alcance de metas de saúde para o cliente. Para ela, a sintonia entre paciente e enfermeiro só seria possível se houvesse interação e transação entre estes, numa organização formada pelos sistemas classificados por ela como: pessoais, interpessoais e social. A meta principal da teoria é ajudar os indivíduos a manter um estado saudável, e assim, ajudá-los a desempenhar suas funções na sociedade. Os meios para alcançar uma meta comum variam em cada grupo profissional e de acordo com seus papéis e funções na sociedade. A meta geral do exercício da enfermagem é prevenir as doenças, promover a saúde e se preocupar com o doente, preocupando-se com o indivíduo e com a sociedade na qual está inserido.

Em 1981 Imogene publicou o livro “A Theory for Nursing: Systems, Concepts, Process”( Teoria para enfermagem: sistemas, conceitos, processo), que enfoca a gama de conhecimentos para o enfermeiro e as conseqüentes dificuldades para a escolha de fatos e conceitos importantes para determinada situação, traduzindo as preocupações dela a respeito do assunto.

Compreensão dos sistemas descritos por King para desenvolver sua teoria:

- Sistemas pessoais: Sistema compreendido pelo indivíduo em um ambiente. Esse sistema envolve o conceito

Relacionados

  • Teorias de enfermagem
    428 palavras | 2 páginas