Teoria de king

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGOS DE REVISÃO

TEORIA DO ALCANCE DE METAS DE KING: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Claudia Silveira Vieira * Jacó Fernando Schneider ** Marister Piccoli ***

RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura acerca da utilização na prática assistencial de enfermagem do Sistema Conceitual proposto por King, a Teoria do Alcance de Metas de King (1981) ou de ambos.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que os resultados encontrados pontuaram a utilização desse referencial nas áreas de enfermagem, Enfermagem psiquiátrica, Saúde da família, Enfermagem e administração, Enfermagem pediátrica, Enfermagem médica, Enfermagem cirúrgica, Enfermagem em terapia intensiva, Saúde da mulher, Enfermagem geriátrica e gerontológica e Enfermagem de comunidade. A utilização deuma teoria de enfermagem para sistematizar a assistência se constitui num norteador para a implementação dessa metodologia, uma vez que todo o cuidado prestado deverá ser permeado pelas considerações postuladas na teoria escolhida.
Palavras-chave: Teoria. Enfermagem. King. Metas.

INTRODUÇÃO

A escolha de um referencial teórico seja para embasar a prática diária das ações do enfermeiro, comopara aprofundar uma pesquisa deve ser escolhido considerando-o consonante com o objeto de estudo, com a prática a qual se quer aplicá-lo. Neste trabalho optou-se pela teoria de enfermagem intitulada Teoria do Alcance de Metas proposta por Imogene King (1981), pois tal referencial possibilita que por meio da relação enfermeiro e paciente se estabeleça conjuntamente às necessidades apresentadaspela clientela em questão, pois por meio das interações pessoais com o indivíduo a quem se presta o cuidado de enfermagem.
*

Corroborando com esse entendimento tem-se a afirmação de Johnston e Fitzpatrick (1982 apud GARCIA, 1996, p. 19) de que a teoria de King “focaliza a percepção e cognição do indivíduo acerca da experiência que está vivenciando”, sendo a intervenção dirigida para o processocontínuo de interação entre o indivíduo e os outros significantes. Tal teoria tem como fim alcançar objetivos predeterminados, em que a interação humana é à base da ação de enfermagem. Sua identificação conceitual ocorre através dos termos interação, transação, self, estresse, papel, crescimento e desenvolvimento, tempo

Enfermeira, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre emEnfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Enfermeiro, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Enfermeira, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.

**

***

Ciência, Cuidado e SaúdeMaringá, v. 2, n. 2, p. 169-176, jul./dez. 2003

170

VIEIRA, C.S.; SCHNEIDER, J.F.; PICCOLI,M.

e espaço. Tendo como objeto, estabelecer uma relação interpessoal, intergrupal e social para alcançar objetivos de saúde ou ajustamento aos problemas de saúde do indivíduo compreendido como parte de um contexto biopsico-social (FREITAS, 1985). A partir da identificação dos principais conceitospara enfermagem, King passou a formulação de uma estrutura conceitual, que sofreu uma evolução e aprimoramento de seus conceitos e que embasou o desenvolvimento de uma teoria geral para a enfermagem, a Teoria do Alcance de Metas. Na contínua evolução da estrutura conceitual, King amplia o marco conceitual inicial, definindo como foco central da estrutura conceitual o ser humano e seucomportamento, partindo dessa estrutura inicial, estabelecem como pressuposto: “o ser humano atua em sistemas sociais através de relacionamentos interpessoais, em termos de suas percepções, as quais influenciam sua vida e sua saúde” (KING, 1971, p. 35). A partir desse pressuposto, desenvolveu quatro conceitos centrais para nortear os modelos conceituais e as teorias de enfermagem, sendo eles, o meio...
tracking img