Iso 9001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2. A ISO 04
2.1 ISO 9001 04
3. CONCLUSÃO 08
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09







1. INTRODUÇÃO

Neste período de crescente globalização e de acirrada competição entre organizações, vários países estão adotando a gestão da qualidade como um importante pré-requisito para o contínuo crescimento e aprimoramentodas empresas.
A busca pela evolução e melhoria da qualidade fez com que as empresas adotassem novas atividades na tentativa de transformar o processo de produção. O principal objetivo dessa transformação seria a elevação do nível global de competitividade da economia e melhoria dos processos de gestão
Principalmente nas últimas décadas do século XX a qualidade passou a ser vista como um tema decaráter estratégico, ou seja, ela passou a ser considerada como uma ferramenta estratégica do negócio e o mercado atual passou a dar valor a quem possuía e desvalorizar as empresas que ainda hesitam neste sentido.
Assim, os princípios da gestão pela qualidade total foram sendo assimilados pela maioria das organizações.
A qualidade passou a ser avaliada em cada setor da produção, sendoimprescindível sua implantação tanto em um ponto de vista interno (organização) como do ponto de vista externo (cliente), ou seja, o processo produtivo desde o projeto do produto até a sua chegada ao mercado consumidor estará interligado com o gerenciamento estratégico da qualidade, no qual a preocupação maior é poder concorrer num determinado mercado, buscando-se não só satisfazer as necessidades doconsumidor, mas também a do próprio mercado.



Modelo de abordagem por processos - ISO

Neste trabalho, objetiva-se mostrar a importância da implantação da certificação da ISO 9001 nas empresas, a fim de evidenciar os inúmeros benefícios decorrentes da utilização da gestão da qualidade.








2. A ISO
ISO significa Organização Internacional para Normalização, é uma organizaçãointernacional não governamental, foi fundada em 23 de fevereiro de 1947, e possui sede em Genebra, na Suíça.
A ISO possui como missão desenvolver normas que sejam utilizadas de maneira igual por todos os países do mundo. As normas ISO possuem um papel muito importante no mundo globalizado, devido ao seu reconhecimento internacional no que diz respeito às relações contratuais entre organizações,sociedades e indivíduos. Elas formam juntamente com outras normas, os chamados sistemas de gestão integrados. Segundo Carvalho (1996), toda a filosofia da ISO 9000 pode ser resumida da seguinte maneira “Diga o que você faz, faça o que diz fazer e prove que você faz”.
A série de normas ISO 9000 foi editada em 1987 e após três anos foi implantada no Brasil. É, basicamente, um conjunto de normas deâmbito internacional, que fornece critérios para a avaliação de procedimentos de garantia da qualidade e gestão da qualidade em uma organização e entre a organização e seus clientes ou público.
A característica mais marcante da ISO 9000 no gerenciamento, não se restringe apenas em fornecer automaticamente controles para assegurar qualidade da produção e expedição, mas, também reduzir odesperdício, tempo de paralisação da máquina e ineficiência da mão-de-obra, provocando, por conseguinte, aumento da produção. (ROTHERY; 1993)

2.1 ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos
A ISO 9001 é uma das normas de sistema de gestão que permite que as empresas verifiquem a consistência dos seus processos, possibilitando o monitoramento com o objetivo de aumentar a sua competitividade nomercado e consequentemente assegurar a satisfação de seus clientes, atendendo seus requisitos. Quando uma empresa consegue a certificação pela ISO 9001 não é um ganho de apenas uma das partes, pois os clientes e a sociedade também se beneficiam, ela representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho.
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001...
tracking img