Teoria de contab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ORIGEM DA CONTABILIDADE, OS PRIMEIROS SINAIS DE SUA EXISTENCIA NA ANTIGUIDADE E A EVOLUÇÃO DAS PARTIDAS DOBRADAS

A contabilidade vem ressurgindo como importante instrumento de ordem social, politica e econômica. E foi na Itália que surgiu o termo Contabilitá.
A contabilidade está na necessidade do homem fazer o registro do comercio, mas segundo IUDICIBUS(2005.p.31), ¨a contabilidade e tãoantiga quanto o próprio homem que pensa¨.
A contabilidade e uma essência, não só no conhecimento da área de ciências humanas, mas o que ela representa como informação que permite controlar, registrar e resumir em mínimos detalhes as atividades de uma empresa, controlando assim seus gestores e atividades.
Possui três requisitos para ser considerada ciência: o campo de atuação que são asentidades; o objetivo que e o patrimônio e o método de partidas dobradas.
Com o passar do tempo, as tecnologias foram surgindo e exigindo um detalhamento maior dos registros contábeis.
Mas voltando ao tempo, após uma pesquisa minuciosa em livros e sites, evidenciamos que a indícios que os habitantes da região da antiga Mesopotâmia foram os primeiros a registrar os patrimônios com técnicas contábeis. Oshabitantes da Mesopotâmia usavam ficha de barro para identificar suas mercadorias, mas com o tempo essas fichas foram se aperfeiçoando e passaram a ter mais informação, como quitação dívidas de uma pessoa a outra.
Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, materiais e trabalho escravo, naSuméria.
Antes esses registros eram feitos de forma quantitativa, somente assim conseguiam controlar seus crescimentos ou não. Após este período somente na Era Medieval que a contabilidade acabou evoluindo, nesse período o Frei Francisco Luca Paciolli, o Pai da contabilidade que criou o ¨método das partidas dobradas¨.
Os egípcios, com sua agricultura, e logo após a inundação do Nilo, o povo deuseu salto na evolução da contabilidade, pois com o papiro(papel) conseguiram fazer registros mais sofisticados e armazenaram em folhas de livro. Este foi o surgimento do livro contábil. Os contadores eram fiscalizados pelo Fisco Real, o que tornava os contadores mais rigorosos. O ultimo maco foi a distribuição de despesas. Em 2000 a.C, os documentos comerciais eram obrigatórios, no decorrer dotempo os egípcios usavam figuras e símbolos para fazer seu patrimônio e após utilizaram sinais gráficos.
Os gregos conseguiram aperfeiçoar o modelo dos egípcios, fazendo nascer a escritura contábil e outras atividades como administração pública, privada e bancaria.
Com o desenvolvimento da democracia grega, os governantes eleitos passaram a ter que prestar contas de como utilizavam os recursospúblicos, através de demonstrações contábeis inscritas em pedra.
Os antigos romanos se preocupavam em registrar cuidadosamente o seu patrimônio pessoal, utilizando tábuas de cera gravadas com estiletes pontiagudos para rascunhos, que em seguida eram transcritos para papiros ou pergaminhos.
A nível de administração governamental, os romanos tinham a figura do Contador Geral do Estado, que controlavaas finanças imperiais, e era um dos mais importantes funcionários da máquina.
A evolução da contabilidade deu se em duas grandes escolas: a escola Italiana e a Norte-Americana.
Na escola Italiana a partir do século XII e inicio do século XVII expandiu seu desenvolvimento econômico trazido pela expansão comercial. Neste período houve o desenvolvimento da Contabilidade na Europa.
Com a expansãocomercial houve a criação da troca direta de mercadorias, então surgiu a moeda e a Contabilidade passou a ter avaliações monetárias onde apenas existia inventários físicos.
Com a Revolução Industrial a atividade econômica evoluiu de artesanal para empresarial, e a ciência contábil teve um progresso e uma readaptação das técnicas contábeis elaboradas a partir da obra de Frei Luca Pacioli.
A...
tracking img