Teoria das filas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação da Teoria das Filas na análise do processo de linha de montagem de uma indústria de embalagens metálicas

Josué Erichsen

RESUMO: O grande aumento da concorrência entre as indústrias do setor de embalagens metálicas do Brasil impulsiona estas cada vez mais para a busca de soluções para possíveis insatisfações de seus clientes. Diante deste importante fato, buscou-se neste trabalho,através da aplicação da Teoria das Filas, fazer uma análise mais criteriosa do processo produtivo de quatro linhas de montagem de latas metálicas para aerossóis da empresa Brasilata S/A – Embalagens Metálicas, na tentativa de verificar em qual há maior necessidade agilidade no atendimento e identificar possíveis melhorias.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o cenário de produção de embalagensmetálicas de aço não apresenta um crescimento ideal, devido, principalmente, à concorrência agressiva de produtos substitutos, entre os quais pode-se destacar as embalagens plásticas e as de alumínio como os de maior impacto. Além da concorrência destes produtos substitutos, o setor se depara também com o monopólio na produção da sua principal matéria-prima, ou seja, a folha-de-flandres, fator quecolabora ainda mais para a quase estagnação do setor. Neste contexto, a concorrência entre as empresas de produção de embalagens metálicas se torna cada vez mais agressiva, seja pela disputa de clientes, seja pelo lançamento de novos produtos ou pelas condições de fornecimento de seus produtos.

Como forma de se destacar neste mercado as empresas do setor adotaram diversos fatores estratégicos,entre eles: a inovação dos produtos, maior foco nos clientes, incorporação de novos serviços, qualidade, redução de custos e prazos de entrega. Estes fatores resultaram na necessidade de ações em todos os setores das empresas visando garantir, não só a sobrevivência das empresas, como também o seu crescimento.

Diante desse fato, torna-se necessário a existência de um planejamento e controle daprodução, em busca de obter menores custos, maior nível de serviço ao cliente e superação de concorrência. Desse modo, o presente trabalho pretende atuar na busca de um estudo na linha de produção de diferentes embalagens de aerossóis, na tentativa de verificar em qual há maior necessidade de melhoria no processo, ganhando agilidade no atendimento e com isso, tornar-se cada vez mais competitivo.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Sistema de produção

Um sistema produtivo é formado de recursos (mão-de-obra, máquinas, computadores, etc.) que, a partir de operações de transformação dos insumos básicos (ou seja, as entradas), trabalham em conjunto para o desenvolvimento de produtos. Estes sistemas devem ser administrados com o objetivo de atender às necessidades de um mercado cada vez maiscompetitivo, minimizando desperdícios e custos de modo a maximizar o lucro da corporação (JACSON & JONES, 1987).

De uma maneira geral, duas atividades principais podem ser destacadas no gerenciamento da produção: o planejamento e o controle da produção. O planejamento tem como objetivo alocar, efetivamente, os recursos disponíveis às necessidades de produção dos vários produtos, ajustando ocusto dos recursos, a forma de operar, a quantidade e o valor do produto final (JACSON & JONES, 1987).

Para considerar o grau de certeza da informação, que faz parte do processo de tomada de decisão, e a escala de tempo, o planejamento pode ser dividido em planejamento estratégico (adquirir e desenvolver os recursos de produção, definir novos produtos, estabelecer políticas de atendimentoao cliente e gerar planos agregados de produção baseados nas previsões da demanda de longo prazo), planejamento tático (desagregar as metas estabelecidas pelo nível estratégico em termos de tempo, recursos e produtos e o estabelecimento de políticas ótimas) e planejamento operacional (execução ótima das tarefas estabelecidas pelo planejamento tático) (JACSON & JONES, 1987).

A natureza...
tracking img