Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GUIA PRÁTICO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL

Sumário
O que é Leasing? ................................................................... 04 As partes deste negócio ......................................................... 05 Entendendo o Leasing ........................................................... 06 Modalidades de Leasing ......................................................... 07 Aescolha do bem ................................................................... 08 Este guia tem por objetivo esclarecer o que é arrendamento mercantil (leasing) e como você poderá contratar uma operação com segurança e a certeza de ter feito uma boa escolha. Um contrato sob medida......................................................... 08 VRG - Valor Residual Garantido............................................. 09 Opções da Arrendatária ......................................................... 10 Mudanças no decorrer do contrato ........................................ 11 Seguro dos bens arrendados ................................................. 12 Você precisa saber ................................................................. 12 Normas básicas do arrendamento mercantil.......................... 14 Conheça a ABEL .................................................................... 15

03

O que é Leasing?
Leasing – Arrendamento Mercantil é a operação realizada com características especiais, onde você escolhe o bem de sua preferência, o fornecedor, negocia o preço e ao assinar o contrato, solicita à empresa de leasing que compre este bem para sua utilização. Osseus direitos e obrigações estão bem definidos no contrato. Leia-o com atenção. Tendo cumprido todas as obrigações contratuais, ao final do prazo do arrendamento você terá o direito a três opções: comprar o bem, renovar o contrato ou devolver o bem à empresa de leasing.

As partes deste negócio
Arrendadora
É a empresa de leasing. As arrendadoras são empresas previamente autorizadas a funcionarpelo Banco Central do Brasil, como também os Bancos com Carteira de Arrendamento Mercantil.

Arrendatária
É você, que necessita de um bem e faz a escolha livremente.

Fornecedor
É quem você escolheu para lhe fornecer o bem, pelo preço que vocês ajustaram e que lhe será entregue após a emissão da ordem de compra pela arrendadora.

Bens a serem arrendados
Bens imóveis e móveis, de produçãonacional ou estrangeira, tais como veículos, máquinas, computadores, equipamentos, entre outros.

04

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE LEASING

www.leasingabel.com.br

05

Entendendo o Leasing
Disponível há mais de 34 anos no mercado brasileiro, o leasing é fundamentado na concepção econômica de que o que importa para uma arrendatária é a utilização, não a propriedade de um bem. Aarrendadora comprará o bem do fornecedor escolhido pela arrendatária. Após a entrega do bem, a arrendatária deverá cumprir com as obrigações assumidas no contrato de arrendamento mercantil firmado entre as partes como: pagamento das parcelas referentes às contraprestações, dos valores convencionados a título de VRG – Valor Residual Garantido se houver, e na hipótese de veículos, do IPVA, multas edemais obrigações inerentes ao bem conforme disposto na Lei nº 11.649/08.

Modalidades de Leasing
Leasing financeiro ou operacional?
A diferença entre o leasing financeiro e o operacional está diretamente ligada às intenções da arrendatária no momento de contratar a operação:

Leasing financeiro
É a operação na qual a arrendatária tem a intenção de ficar com o bem ao término do contrato,exercendo a opção de compra pelo valor contratualmente estabelecido. A arrendadora receberá da arrendatária a totalidade dos valores investidos no contrato de conformidade com o que foi estipulado. O risco da obsolescência e as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da arrendatária.

Leasing operacional
É a...
tracking img