Teoria das filas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sINTRODUÇÃO

Todas as pessoas já passaram pelo aborrecimento de ter que esperar em filas, nós esperamos em filas quando estamos num engarrafamento, quando estamos no supermercado aguardando para pagar nossas compras, nos bancos e em muitas outras situações.
As formações de filas ocorrem porque a procura pelo serviço é maior do que a capacidade do sistema de atender a esta procura. A razão peloqual os gerentes dos estabelecimentos e o poder público não aumentam suas capacidades de atendimento podem ser resumidas basicamente por dois motivos: inviabilidade econômica e limitação do espaço. Dessa forma, a teoria das filas tenta através de análises matemáticas detalhadas encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o provedor do serviço.
Ateoria das filas é um setor da pesquisa operacional que utiliza conceitos básicos de processos estocásticos e de matemática aplicada para analisar o fenômeno de formação de filas e suas características. Foi desenvolvida com a finalidade de prever o comportamento das filas de modo a permitir o dimensionamento adequado de instalações equipamentos e sua infra-estrutura.
Existem muitas aplicaçõesrespeitáveis da teoria, a maioria das quais tem sido documentadas na literatura de probabilidade, pesquisa operacional, e engenharia industrial. Alguns exemplos são fluxo de tráfego (veículos, aeronaves, pessoas, comunicações), escalonamento (pacientes em hospitais, programas em computadores) e projetos de atendimentos à serviços (bancos, correios, parque de diversão e restaurantes fast-food).TEORIA DAS FILAS O INICÍO
A abordagem matemáticas de filas se iniciou no princípio desse século (1908) em Copenhague, Dinamarca com A. K. Erlang, considerado o pai da teoria das filas, estudando o problema de redimensionamento de centrais telefônicas, mas somente após a segunda guerra mundial ela foi utilizada em outros problemas. Devido a complexidade matemática alguns problemas não são resolvidospela teoria. A modelagem de sistemas pode ser feita por duas abordagens inteiramente diferentes entre si: teoria das filas e simulação. A teoria das filas é um método analítico que aborda o assunto através de fórmulas matemáticas. Já a simulação é uma técnica que,usando um computador digital, procura montar um modelo que melhor represente o sistema em estudo.
A DISCIPLINA DA FILA
A chamadadisciplina da fila trata de questões relativas a fila propriamente dita. Podemos ter um esquema FIFO (first in,first out), ou seja, o primeiro que entra é o primeiro que sai. Podemos ter LIFO (last in, first out), ou seja, o último a entrar é o primeiro a sair. Podemos ter uma fila com esquema de prioridade, o tamanho da fila pode ser considerado como infinito, pois a fila pode ter qualquer tamanhoou limitado quando a fila só pode acomodar um número determinado de usuários. Neste último caso quando a fila esta cheia, os usuários que chegam vão embora, sem entrar no sistema.
O mecanismo de serviço de um sistema de fila pode ser, genericamente, catalogado em 4 estruturas básicas conforme o seu esquema de prestação de serviços. Canal único, fase única: este é o tipo mais simples deestrutura de fila e, assim, fórmulas diretas estão disponíveis para resolver o problema para o comportamento padrão da distribuição de chegada e dos serviços. Quando as distribuições não são padronizadas, o problema é facilmente resolvido através da utilização da simulação computacional. Um exemplo típico de uma situação com canal único é um salão de beleza com uma única pessoa. Canal único, fasesmúltiplas: um sistema de lavagem de carros é uma ilustração para uma série de serviços, limpeza interna, pré-lavagem, secagem, limpeza dos vidros e estacionamento do carro, realizados em uma determinada sequência uniforme. Um fator critico no caso do canal único, fases múltiplas com serviços em série, é a quantidade de itens permitidos à frente de cada serviço, o que, por sua vez, constitui filas de...
tracking img