Teoria da norma do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Como podemos considerar o direto segundo a visão do Autor?
"O Direito é o que é sem a qual não seria o que é"O Direito nasce no momento em que o grupo social passa de uma fase não organizada para organizada existindo, portanto um fenômeno social.
2-Qual aimportância do "normativo" na nossa existência individual e social?



3-O direito é instituição?
Sim! Dizemos que o Direito é instituição quando um grupo social se institucionaliza criando a suaprópria organização e através dela se torna segundo Romano um Ordenamento Jurídico.
4-Segundo o Autor quais os elementos essenciais ao conceito de direito? Explique-os
Sociedade: como base de Fatosobre a qual o direito ganha existência. Ordem: como fim a que tende o direito.Organização: como meio para realizar a ordem.
5-Explique a teoria institucionalista e a teoria estatalista.Teoria Institucionalista: Faz do Direito um fenômeno social e considerando o fenômeno daorganização como critério fundamental para distinguir uma sociedade jurídica de uma sociedade não jurídica, essa teoria rompeu com o circulo fechado da teoria estatalista, que considera direito apenas odireito estatal, e identifica o âmbito do direto com o do Estado. Teoria Estatalista: É o produto histórico daformação dos grandes Estados modernos, erigidos sobre a dissolução da sociedade medieval. Corresponde à visão de mundo predominante na sociedade moderna, centrada no interesse do Estado e na ética da...
tracking img