Teoria da escola dualista boudelot e establet

410 palavras 2 páginas
Teoria da escola dualista
Boudelot e Establet
A tese é que a escola está em dividida em duas grandes redes, as quais correspondem da sociedade capitalista em duas classes fundamentais, a burguesia e o proletariado.
“Considerando que o proletariado possui uma força autônoma e forja na pratica da luta de classes suas próprias organizações e sua própria ideologia, a escola tem por missão impedir o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionaria. Para isso ela é organizada pela burguesia como um aparelho separado da produção. [...] ela qualifica o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, sujeitando o proletariado à ideologia burguesa sob um disfarce pequeno-burgues. [...] A escola é longe de ser um instrumento equalização social, é duplamente um fator de marginalização: converte os trabalhadores em marginais, não apenas por referencia à cultura burguesa, mas também em reação ao próprio movimento proletario, buscando arrancar do seio desse movimento (colocar a margem dele) todos aqueles que ingressarem no sistema de ensino.”(Saviani, 2007 p. 27-28)
Primária profissional – (PP) – Para os que constituem as classes dominadas.
Conteúdo: Dominado pelas noções adquiridas no ensino primário, sempre revistas e repetidas; ligada ao concreto.
Conteúdos culturais: Recebem a mesma cultura mas de forma degradada, empobrecida, vulgarizada – o que dá à ideologia SS o caráter dominante. Se submetam à ideologia dominante.
Secundária Superior (SS) – Reservadas para os filhos da classe dominante.
Conteúdo: São uma preparação para o ensino superior; preserva a abstração.
Conteúdos Culturais: Se consome a cultura própria da classe dominante; prepara os futuros agentes intérpretes dessa ideologia.
“O crescimento das possibilidades de escolarização de todas as classes sociais não mudou a distribuição de probabilidade para alcançar os níveis mais elevados de ensino, de acordo com as diferentes classes sociais.” )
“A linguagem desempenha um papel

Relacionados

  • Filosofia da Educação
    5460 palavras | 22 páginas