Ginastica historiada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Ginástica Historiada”

Os professores de Educação Infantil na Escola pesquisada, trabalham muito com aulas de Ginástica Historiada. Acham de extrema importância pois através de "brincadeiras" sãotrabalhadas habilidades motoras, como expressão corporal, criatividade, ritmo, orientação espaço temporal e as habilidades físicas, e, valores como amizade, trabalha também a questão da desinibição ea socialização, além de ampliar o vocabulário. O trabalho corporal é acompanhado com músicas, são dinâmicos e através deste acompanhamento faz sentido para os alunos. As crianças gostam muito, sãoparticipativas e até dão ideias para modificar os movimentos.
As atividades práticas de dinâmica de grupo, as sensibilizações, os jogos e as brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida dosseres humanos, tornando singular a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, permitindo que a sensibilidade,a intuição e a criatividade sejam despertadas.


Na Educação Infantil, o trabalho corporal é acompanhado de muita brincadeira, é assim que faz sentido para os pequenos alunos. Os jogos, osesportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. Em umabrincadeira de pega-pega com os "insetos", as crianças nem percebem que estão fazendo ginástica durante a atividade. A brincadeira se torna divertida e a criança tem consciência disso! Na Educação Infantil, abrincadeira é o mais importante - inclusive durante as atividades corporais. É por meio das tarefas lúdicas que as crianças experimentam diferentes maneiras de andar, correr, pular e se esticar,aprendendo a interagir com os colegas. Cada um tem seu ritmo durante as atividades, e, conhecer cada uma é essencial. Conhecer individualmente cada criança para conhecer e respeitar seus limites. É...
tracking img