Teoria da demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Demanda

I. Introdução:
Determinar os valores dos bens, de modo geral, é um desafio para a economia, por isso no passado surgiram duas teorias para explicar esta questão.
* Teoria objetiva: segundo David Ricardo, o valor de um bem resulta do esforço ou do trabalho necessário a sua obtenção (visão mais socialista). Por exemplo: o valor de 8 horas de produção é exatamente odobro de 4 horas de produção. Ou seja, o preço é dado a partir dos custos de produção. 
* Teoria subjetiva: segundo os economistas da escola marginalista (que trouxe cálculos matemáticos para a ciência da economia), o valor de um bem está vinculado a sua utilidade (o quanto o bem é útil para quem consome) e sua escassez, ou seja, o que determina o preço é a preferência das pessoas, que pode tambémser explicado pela necessidade ou desejo do consumidor. 
Atualmente, a teoria mais aceita mistura um pouco das duas teorias anteriores e está embasada no seguinte:
O valor de cada bem resulta do custo de produção (associado ao esforço e ao trabalho) e, também, da preferência e necessidade de quem os demanda. Conseguimos expressar o valor de uso (valor dado ao bem ou serviço) pela utilidade queproporciona a quem o consome ou pelo valor de troca (valor dado ao bem pelo custo de produção mais a utilidade percebida por quem oferta).

II. Fundamentos:
* Teoria do Valor Utilidade: valor de um bem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. Abrange o valor de uso, que significa a utilidade ou satisfação que o bem representa ao consumidor e o valorde troca, que se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.
* Teoria do Valor do Trabalho: Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem, do tempo produtivo que é incorporado ao bem depende dos cursos. 
* A Utilidade Total tende a aumentar quanto maior for a quantidade consumida do bemou serviço. A Utilidade Marginal, definida como a satisfação adicional (na margem) é obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem, é decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem quanto mais o consome.
* A quantidade demandada considera variáveis diferentes em relação ao conceito de demanda, abrangendo o preço do próprio bem (efeito substituição e efeito renda) ou a relaçãode preços de outros bens e serviços (bem substitutos ou concorrentes, bens complementares). 
* A Curva de Indiferença (CI) é um instrumental gráfico que serve para ilustrar as preferências do consumidor; é o lugar geométrico de pontos que representam diferentes combinações de bens que dão ao consumidor o mesmo nível de utilidade (produtos que deseja construir). 
Atrelado à Curva deIndiferença, existe a variável da Restrição Orçamentária, definida como o montante de renda disponível do consumidor, em um dado período de tempo. Ela limita as possibilidades de consumo, condicionando quanto ele pode gastar (produtos que só poderão ser adquiridos de acordo com a restrição orçamentária do consumidor). 

III. As Influências Sobre A Demanda
O preço relativo de um bem é obtido por seisoutros amplos determinantes das quantidades compradas pelos consumidores: (a) gostos e preferências; (b) renda e sua distribuição; (c) preços de bens relacionados; (d) número de compradores e sua idade; (e) expectativas sobre preços, rendas e disponibilidades futuras; e (f) impostos, subsídios e regulamentações governamentais.
Gostos e Preferências: As preferências das pessoas surgem deidiossincrasias individuais (por exemplo, se buscamos nossa adaptação ou diferenciação em relação à multidão) e das características dos bens referentes a estilo, qualidade e posição social. A maior parte dos anúncios publicitários tem por objetivo as preferências entre os bens sujeitas às fantasias dos consumidores, incluindo automóveis, roupas e música. "Abatimentos" nos preços de produtos consumidos na...
tracking img