Teoria da demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª Atividade de Economia – Ambiente Virtual.
Capítulo 05.

1) De acordo com os fundamentos da teoria da demanda diga em que se resume a teoria da utilidade?
A teoria da utilidade é o valor de umbem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. Engloba o valor de uso, que é a utilidade ou satisfação que o bem representa ao consumidor, e o valor de troca, quese forma pelo preço no mercado.

2) O que é utilidade? Qual a diferença entre utilidade total e marginal?
Utilidade é a satisfação que o consumidor retira do consumo de um determinado bem. Autilidade total é aquela com grande abundância e com o preço baixo, como por exemplo, a água. Já a utilidade marginal é aquela que é escassa e com preços altos, como o diamante, um bem que você conseguepossuir.

3) Conceitue demanda e cite quais as variáveis que afetam a demanda.
Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Ademanda pode ser afetada por algumas variáveis, são elas: pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos, pelo preço dos bens complementares e pela preferência, ou hábito, dosconsumidores.

4) Qual é a relação entre quantidade demandada e o preço do próprio bem segundo a Lei Geral da Demanda?
Uma relação inversamente proporcional. Quanto menor o preço, maior a demanda e vice-versa.5) Considerando o preço de um determinado bem, segundo o efeito substituição, o que acontece com a quantidade demandada desse bem em relação aos seus concorrentes se:
a)   O seu preço aumenta:diminui a demanda, pois o consumidor apelará para o produto mais barato que possa substituí-lo. Assim ele é substituído.
b)   O seu preço diminui: aumenta a demanda, pois o consumidor irá deixar deadquirir um bem com preço algo, para adquirir o bem com um preço mais baixo. Ou seja, assim ele é o substituto.
7)Em relação à renda dos consumidores há 3 situações distintas: bem normal, bem inferior...
tracking img