Sitemas de apoio ao executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PREGUNTAS:
1. O que demonstram as Teorias Transitivas da Administração?
2. Qual(is) a(s) idéia(s) central(is) de Mary Parker Follett e Chester Barnard? Ate que ponto elas se complementam ousão contraditórias?
3. Qual a utilidade e a aplicabilidade das idéias de Mary Parker Follett e Chester Barnard Quando se consideram os paradigmas, as metáforas, os ciclos de vida das organizações eas tendências relevantes apontadas para o século XXI?
RESPOSTAS:
1. As teorias demonstram que a organização é um sistema social, e que a produção é um processo cooperativo que depende daparticipação integrada de seus diferentes componentes.
2. Idéias centrais de Mary Parker Follett:
- abordagem psicológica dos problemas administrativos, baseada nos seres humanos e nas suas ações,reações e interações psicológicas.
- o objetivo da ação administrativa é conseguir a integração das pessoas e a coordenação das suas atividades.
- a autora afirma que o conflito é um fato da vidae em vez de ser escondido ou ignorado deve ser reconhecido e usado a nosso favor.
Idéias centrais de Chester Barnard:
- O estabelecimento da importância do processo de tomada de decisão, pormeio do qual os indivíduos contribuem para os objetivos organizacionais.
- Uma organização é vista como um sistema de atividades coordenadas de duas ou mais pessoas, e não como uma entidademeramente legal e abstrata.
- Cooperação é o processo pelo qual os indivíduos ultrapassam seus limites de responsabilidade. Surge da necessidade de superar restrições e atingir os objetivos de um sistemainterativo em que atuam aspectos físicos, biológicos, psicológicos e sociais.
- A persistência de um sistema de cooperação depende da capacidade e da necessidade de as pessoas comunicarem entresi, do interesse em ajudar o grupo e dos objetivos comuns.
- A eficiência depende do equilíbrio entre forças atuantes na organização, dos objetivos e das necessidades dos participantes.
- A...
tracking img